sexta, 10 de maio de 2019 - 12:13h
Avanços do programa de governo para educação são apresentados em encontro de gestores
Iniciativa busca garantir alfabetização da idade certa e melhorar a qualidade no ensino e aprendizagem. Apresentação ocorreu no IV Fórum Estadual da Undime.

Os avanços conquistados na educação amapaense, através do Programa de Aprendizagem no Amapá (Paap), foram apresentados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), durante o IV Fórum Estadual Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que acontece em Macapá. O encontro trata sobre o regime de colaboração e os desafios no âmbito das políticas públicas educacionais na educação infantil.

Na oportunidade, a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, apresentou os avanços e desafios do Paap, uma das ações do Programa Colabora Amapá. A iniciativa pensada, em 2016, segue o case de sucesso do Estado do Ceará, que é referência em dados positivos na educação brasileira. Desde quando foi criado em 2017, o Paap vem realizando capacitações de formadores e professores, além de garantir material didático voltado para a cultura regional e específico para reforçar a alfabetização na idade certa (1 ao 5º ano do ensino fundamental).

“Identificamos que havia uma grande necessidade de o apoiar o município e ser corresponsabilizado pela educação nas séries iniciais. Não existe separação ou hierarquia, precisamos unir esforços pensando no bem maior, que é o estudante”, defendeu a gestora.

A secretária adiantou que, ainda este mês, serão realizadas as primeiras avaliações diagnósticas do programa, que analisará mais a fundo os resultados em cada município. Além disso, também pontuou a implantação de apoio à equipe do Colabora Amapá, bem como elaboração do Referencial Curricular Amapaense em parceria com os 16 municípios, entre outros avanços.

No início de maio, a Seed deu início a uma agenda de visitas para reforçar a parceria entre Estado e município, o Circuito Educação. A ação tem como objetivo alinhar estratégias de parceria que possam fortalecer a alfabetização na idade certa, prevista no Programa de Aprendizagem no Amapá (Paap).