Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 10 de março de 2018 - 18:15h
Governo da Gente realiza mais de 13 mil atendimentos em três dias de ação
Foram atendidos moradores do Conjunto Habitacional Macapaba e dos bairros Brasil Novo, Amazonas e Renascer, com serviços em diversas áreas.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Emissão de documentos foi um dos serviços mais procurados durante a ação no Conjunto Macapaba

A última edição do Governo da Gente, que encerrou neste sábado, 10, superou as expectativas com a realização de 13,5 mil atendimentos, tendo como principais, as áreas de cidadania, saúde e jurídica. Levando serviços sociais aos moradores do Conjunto Habitacional Macapaba e dos bairros do entorno como Brasil Novo, Amazonas e Renascer.

A ação, coordenada pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), se concentrou na Escola Estadual Marly Maria e Souza da Silva, no Macapada, com emissão de documentos, consultas médicas, vacinação, atendimentos jurídico e psicológico, palestras para mulheres, cadastramento do Programa Amapá Jovem e emissão da carteira ID Jovem. Na quinta-feira, 8, foram cerca de 3,9 mil atendimentos; no dia seguinte foram contabilizados uma média de 3,6 mil e neste sábado o número subiu para 5,9 mil atendimentos, totalizando, aproximadamente, 13,5 mil serviços prestados.

Atendimento à mulher

Março é o mês das mulheres, e neste sábado foram realizados atendimentos voltados ao público feminino como psicológicos, de assistência social, dermatológico e odontológico. O acolhimento foi feito pelos profissionais que atuam nos Centros de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) e de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), vinculados à Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM), parceria da ação.

“Fizemos uma programação com foco na oportunidade de atendimentos essencias para essas mulheres. Em média, para cada atendimento, foram mais de 50 vagas disponibilizadas para os serviços específicos do Camuf e Cram”, explicou a secretária adjunta da SEPM, Selma Rocha.

A gestora também anunciou que as próximas ações organizadas pela secretaria acontecerão no dia 17, atendendo às mulheres do Igarapé da Fortaleza, no município de Santana. Dia 25, a programação acontecerá na Praça Beira-Rio, em Macapá, com uma feira itinerante de artesanato promovida pelas mulheres acolhidas pelos centros, com exposição e comercialização dos produtos, para encerrar o cronograma de ações do Mês da Mulher.

“Eu vim em busca de uma consulta ginecológica. Para quem trabalha o dia todo, se torna mais difícil sair na madrugada e entrar na fila para conseguir uma consulta. E nesta ação, foi nos dada a oportunidade de atendimento médico em várias especialidades”, afirmou a vendedora Raimunda Clay, moradora do bairro Brasil Novo.

Assim como Clay, Maria da penha, 67 anos, moradora do Macapaba II, ficou muito feliz com a ação, pois conseguiu o atendimento que almejava. “Há dois anos que não ia ao oftalmologista, pois eu moro distante e não tenho condições para fazer particular. Mas hoje eu consegui e logo mais estarei com meus óculos”, comemorou a aposentada.

O pai de família Tore Apalai, trouxe toda a família, de origem indígena, moradores do bairro Renascer para cuidar da saúde bucal. “Aproveitamos para participar dessa ação aqui, no Macapaba, pois moramos longe de onde é feito o atendimento e estamos saindo muito satisfeitos”, relatou Apalai.

Além do Siac, o Governo da Gente contou com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims); Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv); Defensoria Pública do Amapá (Defenap); Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM); Secretaria de Estado da Cultura (Secult); Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete); Agência de Fomento do Amapá (Afap); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Rurap).

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Marcelo Loureiro

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá