Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 10 de março de 2017 - 13:24h
Campanha de Vacinação Contra a Gripe tem estratégia definida no Amapá
Novidade este ano é a ampliação do grupo prioritário, onde agora, professores também poderão ser vacinados
Por:
Foto: Marcio Pinheiro
A campanha acontecerá em abril para profissionais da saúde e em maio para os grupos prioritários

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), promoveu nesta sexta-feira, 10, um encontro para definir estratégias para a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A reunião foi direcionada aos coordenadores municipais de programa de imunização, Distrito Sanitário Indígena (Dsei), enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas salas de vacina dos 16 municípios.

A reunião faz parte do planejamento estratégico para a campanha de vacinação contra a gripe que está programada para acontecer de 10 a 13 de abril para os profissionais de saúde, e de 17 de abril a 19 de maio - para os grupos prioritários, considerados mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

A novidade deste ano é a ampliação do grupo prioritário, onde agora, professores da rede pública e privada, também poderão receber a vacina. "O dia D" de mobilização nacional está previsto para acontecer no dia 6 de maio, data em que todas as salas de vacina de cada município permanecerão abertas das 8 às 17 horas para atender a comunidade.

A coordenadora da Central de Distribuição de Imunobiológicos do Amapá, Andréa Marvão, deu destaque a plano de imunização previsto para o Estado do Amapá. "A reunião foi proveitosa, principalmente para passarmos as novas determinações estabelecidas pelo Ministério da Saúde sobre a campanha de 2017. Além disso, nivelamos estratégias de imunização e que cada município precisa fazer para atingir com eficiência o público alvo", comentou Marvão.

Quem pode se vacinar
O Ministério da Saúde definiu grupos prioritários que estão mais propensos ao agravamento de doenças respiratórias que são: Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, trabalhadores da saúde e populações indígenas devem ir até um posto de vacinação para se protegerem contra a gripe.

A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra influenza.

Prevenção
Como na gripe comum, o vírus Influenza A é contraído pelas vias aéreas superiores (narinas, boca e garganta), podendo causar a gripe H1N1, que pode ser transmitida de pessoa a pessoa, especialmente através de secreções respiratórias (tosse, espirro). Dessa forma, é importante que sejam tomadas medidas de prevenção com o objetivo de evitar a proliferação do vírus, o agravamento de sintomas ou mesmo possíveis infecções secundárias.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá