Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 09 de dezembro de 2016 - 15:35h
Ensino da língua francesa nas escolas é debatido entre Seed e Embaixada da França
Assuntos foram discutidos com a adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França no Brasil, Catherine Pétillon
Por:
Foto: Patrick Tavares
Representante da Embaixada, Catherine Pétillon, reafirmou o compromisso de cooperação
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, recebeu nesta sexta-feira, 9, a adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França no Brasil, Catherine Pétillon. O ensino da língua francesa nas escolas da rede estadual de ensino foi a pauta do encontro. O reitor da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) Perseu Aparício, também participou da reunião.
 
Goreth Sousa destacou que vê como importante a inserção do ensino da língua no currículo escolar, mas que isso ainda dependerá de uma série de discussões que estão sendo realizadas.

“Nosso objetivo é que, num futuro bem próximo, o idioma francês seja obrigatório no currículo escolar do estudante amapaense”, destacou.

Durante o encontro, a secretária pontuou ainda duas importantes iniciativas do governo estadual em relação à difusão da cultura francesa no Amapá: o Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand e o Centro Cultural Franco Amapaense. 

“Vamos criar um grupo de trabalho, reunindo não só a Seed, Ueap e Embaixada Francesa, mas também outras instituições ligadas à educação, para juntos desenvolvermos projetos em parceria, e também acompanhar se as ações serão implementadas de forma pontual”, ressaltou.

A representante da Embaixada, Catherine Pétillon, ressaltou a importância da reunião com a secretária e reafirmou o compromisso de cooperação educacional entre os países.

“A Embaixada tem toda a disposição de ser parceira do Estado, pois consideramos que a cultura francesa tem uma importância muito grande para os amapaenses. Vamos reforçar as iniciativas que visam o intercâmbio de estudantes tanto daqui como de lá, e também de profissionais da educação em nações de língua francesa”, comentou.

Já Perseu também achou bastante positivo o encontro. "Viemos discutir a importância da diversidade da oferta de línguas estrangeiras, principalmente o francês. Estamos trabalhando para que os professores da Universidade Estadual possam ter qualificação no idioma francês e que participem de intercâmbios", disse.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá