Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 09 de novembro de 2018 - 18:24h
Professores amapaenses aprendem a adaptar vocabulário local à língua espanhola
6ª edição do Curso de Atualização contou com 44 participantes; curso é oferecido pelo Governo do Amapá numa parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil.
Por:
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Curso de Atualização ocorreu durante cinco dias na Escola de Administração Pública do Amapá, em Macapá

Encerrou nesta sexta-feira, 9, na Escola de Administração Pública (EAP), em Macapá, o Curso e Atualização para professores amapaenses de espanhol. O curso está na 6ª edição realizada pelo Ministério da Educação da Espanha, através de uma parceria do Governo do Amapá com a Embaixada da Espanha no Brasil. A capacitação é conduzida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Participante de todas as edições, a professora Sandra Portilho, ministra a disciplina desde 2011, no Amapá. Para ela, trata-se de um curso interessante planejado pela embaixada espanhola e, que atende às necessidades dos professores que precisam ampliar seus conhecimentos sobre a língua espanhola.

Ela destacou que, nesta edição, uma dinâmica diferente foi apresentada para os participantes. Os professores receberam orientações sobre o vocabulário espanhol, porém, voltado para a realidade local. “Isso é interessante porque eu vou poder trabalhar a realidade de um país que tem o espanhol como língua oficial e, comparar com a nossa realidade. É importante que o nosso aluno tenha contato com uma língua estrangeira, mas também tenha conhecimento da geografia, da história, da literatura deste país”, observou Sandra Portilho.

Outro participante foi o professor Gedielson Nobre. Ele considera importante o curso porque proporciona aos profissionais uma atualização sobre a língua espanhola e quem ganha com isso são os alunos que passarão a ter um melhor conhecimento sobre o espanhol.

“Pudemos ter uma visão mais abrangente, não somente a questão gramatical. Costumamos trabalhar em sala de aula mais a interpretação de texto e, com o que nos foi apresentado no curso, poderemos melhorar nossa didática e, com isso, atrair mais a atenção dos nossos alunos", avaliou Gedielson Nobre.

A capacitação contou com 44 participantes e foi ministrada pelo assessor técnico de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Angel Sanchez. Ele disse que o Curso de Atualização para professores de espanhol é ministrado em todos os estados brasileiros para apoiar e oferecer formação relacionada ao ensino de espanhol no Brasil.

Curso de Atualização

Esta é a 6ª edição do Curso de Atualização para professores amapaenses de espanhol. A capacitação visa à troca de experiências entre os profissionais da área, além de disseminar a língua espanhola no Brasil, fomentando a formação continuada de professores e acadêmicos do curso de Letras.

A participação dos candidatos se dá por meio de um banco de dados em que os professores da rede estadual estão inscritos. A Seed informa aos diretores das escolas sobre os dias da capacitação e os interessados se inscrevem no período divulgado.

O Estado do Amapá oferta o ensino de língua espanhola a estudantes dos níveis fundamental e médio, de acordo com a demanda de professores disponíveis no quadro da rede estadual.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Irineu Ribeiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá