Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 09 de novembro de 2021 - 19:22h
Governo do Amapá promove passeio turístico para idosos do abrigo São José
Projeto contará com uma agenda mensal, com objetivo resgatar a autonomia, a autoestima e o compartilhamento de experiências.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: José Baia/Secom
Bioparque da Amazônia abriu as portas nesta terça-feira, 9, exclusivamente para receber os idosos.

Proporcionar novas experiências, ter contato com a natureza e levar conhecimentos. Tudo isso fez parte do passeio turístico no Bioparque da Amazônia, promovido pelo Governo do Amapá, nesta terça-feira, 9, para 24 idosos do Abrigo São José.

O projeto “City Tour da Melhor Idade” busca resgatar a autonomia, a autoestima e o compartilhamento de experiências, principalmente após período de isolamento social – medida preventiva contra a covid-19.

De acordo com a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), responsável pela administração do abrigo, essa foi a primeira ação do projeto que seguirá uma agenda mensal para que os idosos possam conhecer o maior número possível de pontos turísticos do Amapá e possam interagir cada vez mais com esses lugares.

A secretária titular da Sims, Albanize Colares, destaca que a realização da atividade só foi possível com o avanço da vacinação contra a covid-19, que resultou na queda dos índices. Segundo a gestora, a socialização é fundamental para os idosos, após um ano e oito meses de isolamento social.

“É importante ressaltar que todos os idosos já estão vacinados contra a covid-19, e que durante o pico da pandemia o abrigo estava fechado para visitações, porém todas as atividades lúdicas e terapêuticas estavam sendo realizadas dentro do abrigo”, disse.

Nostalgia foi o que sentiu a dona Brasiliana Lacerda Trindade, de 68 anos – figura marcante do abrigo, sendo a primeira idosa do Amapá que recebeu a vacina contra a covid-19 e uma das moradoras mais antigas da instituição.

Brasiliana relatou que o contato com a natureza e com os animais, que habitam o Bioparque, trouxe lembranças da terra natal: o município de Afuá, no Pará, estado vizinho.

“Eu me criei na roça e sempre via os animais, e eu amava admirar os macaquinhos pulando nas árvores. Espero que esse momento se repita, pois apesar de gostar muito de ficar no abrigo fazendo meus tapetes, é na natureza onde eu me sinto mais feliz”, relembrou.

Iveto Rodrigues, de 84 anos, resumiu o passeio em um palavra: “liberdade”. Ele destacou que toda a natureza e arte do local o fizeram lembrar dos anos que ele se dedicou a pintura de telas.

“Eu amei a ideia do projeto, e quero conhecer mais pontos turísticos da cidade junto com meus amigos. Fiquei muito feliz e aqui me senti mais livre”, declarou Iveto.

Para que a visitação acontecesse de forma mais segura, o Bioparque da Amazônia foi aberto exclusivamente para receber os idosos do abrigo São José.

Atualmente residem 76 idosos no abrigo, onde eles recebem atendimento multiprofissional de uma equipe técnica de enfermeiros, nutricionistas, terapeutas, cuidadores e entre outros que contribuem para a sua saúde e bem estar.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá