Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 09 de outubro de 2020 - 11:31h
Círio 2020: Imagem de N. S. de Nazaré encerra peregrinação no Palácio do Setentrião
A imagem de Nossa Senhora foi recebida pelo governador do Amapá, Waldez Góes, e o vice-governador, Jaime Nunes, em cerimônia nesta sexta-feira, 9.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Missa no Palácio do Setentrião marcou o encerramento da peregrinação da imagem da santa

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré encerrou nesta sexta-feira, 9, com a celebração de uma missa no Palácio do Setentrião, sede do governo amapaense. Por causa da pandemia do coronavírus, este ano não haverá a tradicional procissão realizada no segundo domingo de outubro, mas a Paróquia São José de Macapá encontrou outras alternativas para que os fiéis de Maria possam demonstrar a sua fé.

A imagem de Nossa Senhora foi recebida pelo governador do Amapá, Waldez Góes, e o vice-governador, Jaime Nunes. Após a celebração, Waldez Góes falou sobre a importância de valorizar a vida neste momento tão atípico vivido em todo o mundo.

“Este é um momento de fortalecimento da fé, da religiosidade e do respeito à vida. A gente sabe que foi desafiador para a igreja católica montar uma programação para manter essa tradição sem a grande procissão. Então, o Círio não vai deixar de acontecer, só que será de uma forma diferente, exaltando a importância de respeitar e valorizar a vida”, destacou Góes.

O bispo do Amapá, Dom Pedro Conti, que conduziu a celebração, também lembrou da importância do poder público nessa missão de valorizar a vida do próximo, especialmente durante a pandemia.

“O poder público tem cumprido o seu papel de cuidar das pessoas durante esse momento de provação que estamos passando, e precisamos aproveitar este momento para refletir e fortalecer nossa fé”, frisou a autoridade religiosa.

Programação

A tradicional procissão do Círio de Nazaré foi transformada este ano em as carreatas com os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, por Vicariatos (conjunto de paróquias). 

Na Paróquia São José a carreata deverá acontecer no dia 11, saindo da Paróquia São Pedro. No decorrer do percurso, os promesseiros poderão doar alimentos não perecíveis ou dinheiro que serão revertidos e entregues às famílias carentes.

Além disso, haverá a celebração de missas realizadas nas Igrejas São José e Santo Antônio, no sábado, 10, às 19h, com a apresentação do manto, e no domingo, 11, dia do Círio, às 7h30, às 10h e às 19h. Para evitar aglomeração foi limitada a quantidade de pessoas por celebração e foram entregues convites antecipadamente. Os fiéis deverão usar a máscara, álcool em gel e manter o distanciamento de 1 metro e meio entre as pessoas.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Fotos: Marcelo Loureiro

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá