segunda, 09 de outubro de 2017 - 13:14h
Bolsistas de iniciação e pesquisa científica iniciam trabalhos no Iepa
Participantes conheceram rotina do plano de trabalho que deverão cumprir durante 12 meses.
Foto: Fabíola Gomes
A duração da bolsa é de 12 meses, com possibilidade de renovação por igual período. O valor das bolsas variam de R$ 400,00 a R$ 2 mil.

Os oito bolsistas selecionados no Edital de Apoio Técnico à Pesquisa de Iniciação Científica e de Auxílio para Estudos e Pesquisa 2017/2018 participaram nesta segunda-feira, 9, do momento de acolhimento no Núcleo de Pesquisa Arqueológica do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (NuPArq/Iepa).

Segundo o gerente do NuPArq/Iepa, Lúcio Costa Leite, há doze anos o Núcleo faz a seleção de bolsistas. A intenção é contribuir para a formação de novos pesquisadores em arqueologia na região amazônica e fomentar atividades de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas pelo NuPArq.

Ele explicou que, primeiramente, os participantes conhecem um pouco da rotina do plano trabalho que deverão cumprir e seus orientadores. Posteriormente a esta etapa, eles terão as aulas práticas, nas quais eles trabalharão em sítios arqueológicos fazendo o resgate de urnas, por exemplo.

Um dos bolsistas selecionados na modalidade de iniciação científica, Queiton Carmo, falou que já ficou interessando por já ter uma experiência em arqueologia e quer focar no ramo da pesquisa. “Sou acadêmico do curso de História e estou na reta final da minha graduação e este momento é muito importante para nossa formação”, afirmou.

O bolsista de Apoio Técnico, Robeli Picanço atuou por 12 anos como bolsista de iniciação científica e por meio da experiência de análise material lítico (rochas e pedras encontradas no sitio). “Agora espero ajudar os demais participantes com tudo que já aprendi, repassando esses conhecimentos que adquiri”, disse.

Das oito vagas preenchidas, duas são para Apoio Técnico à Pesquisa – direcionada para graduados de diversas áreas do conhecimento; uma vaga de Auxílio para Estudos e Pesquisa – direcionada para estudantes do ensino médio e cinco vagas de Iniciação Científica – para alunos de graduação em diversas áreas do conhecimento.

Os selecionados durante os últimos 12 anos, obtiveram bons resultados de seus trabalhos durante os períodos de apoio pelo programa coordenado pelo NuParq. Segundo os dados registrados pela instituição, cerca de 50 bolsistas concluíram seus estudos durante os processos, resultando em 11 dissertações de mestrados, quatro teses de doutorado, quatro monografias de graduação.

A duração da bolsa é de 12 meses, com possibilidade de renovação por igual período.  O valor das bolsas variam de R$ 400,00 a R$ 2 mil.