segunda, 09 de setembro de 2019 - 16:47h
Profissionais do Samu aprimoram técnicas de resgate e primeiros socorros
Capacitações contam com a participação de unidades municipais e prosseguem nesta terça-feira, 10, para marcar os 13 anos de criação do Samu no Amapá.
Foto: Elmano Pantoja/Sesa
Ciclo de palestras e oficinas ocorre no auditório do Sesi, em Macapá, até terça-feira, 10

Integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Amapá iniciaram, nesta segunda-feira, 9, um ciclo de palestras e oficinas em comemoração aos 13 anos de criação do órgão no Estado. O objetivo é atualizar os servidores quanto as novas técnicas, manobras e protocolos estabelecidos.

Dentre os temas a serem abordados, estão: Choque e monitoramento; Emergências aquáticas; Atendimento inicial ao Politraumatizado; Emergências obstétricas; Atualização da avaliação primária do trauma, dentre outros.

De acordo com o coordenador estadual do Samu, Ademar Rodrigues, é um momento para renovar o compromisso com a qualificação de cada profissional na prestação de um serviço tão necessário para a população.

"A partir do momento em que você se prontifica em fazer algo em prol da comunidade, na área da saúde, onde há pessoas que realmente precisam, isso significa muito. Então, nada melhor do que celebrar esses 13 anos do Samu, engrandecendo ainda mais este trabalho", ressaltou.

A programação, que faz parte da I Semana dos Profissionais do Samu no Estado, ocorre no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), com a presença das unidades municipais do Samu e da Comissão Nacional de Urgência e Emergência, e terá continuidade nesta terça-feira, 10. Para a enfermeira Kelly Torres, a troca de experiência com facilitadores ajudará a atualizar a modernizar o atendimento.

"Hoje em dia já ocorrem atendimentos sem uma maca ou prancha, que são meios que ainda usamos aqui. Então, é importante trazer capacitações com essas atualidades para que nós, enquanto profissionais, possamos aprender e, com isso, poder oferecer a melhor assistência a quem precisa", explicou Torres.

Além das palestras e oficinas, na quarta-feira, 11, a partir das 16h, no estacionamento do Estádio Zerão, as unidades do Samu farão uma simulação para marcar encerramento da programação. "É uma instituição que presta um serviço de extrema importância e que precisa ser reconhecida porque esses profissionais são tão bem preparados que até por telefone auxiliam no salvamento de vidas", frisou a secretária adjunta de gestão à saúde, Célia Gondin.