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terça, 09 de julho de 2019 - 16:10h
CEA investe em sistema de telemedição para combater fraudes no fornecimento de energia
Sistema, utilizado em 750 grandes consumidores de energia do Estado, monitora e analisa em tempo real o consumo e evita irregularidades no serviço.
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Consumo dos imóveis é acompanhado em tempo real pelo Centro de Operação da Medição da CEA

Para combater os índices de perda de energia entre os grandes consumidores, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) tem investido na tecnologia de telemedição, sistema que permite o monitoramento e análise em tempo real de toda a energia consumida no imóvel, possibilitando a detecção de fraudes e interferências indevidas na rede elétrica.

Esse tipo de procedimento é possível através de um equipamento que permite a comunicação entre o medidor instalado no estabelecimento e o Centro de Operação da Medição, localizado na sede da Companhia, em Macapá.

De acordo com o diretor comercial da CEA, Josivan Gomes, este trabalho é resultado de um investimento, que iniciou em 2018, na ordem de R$ 2,8 milhões, para modernizar os mecanismos de controle do consumo, realidade essa que já é aplicada em outras concessionárias de energia.

“A telemedição torna o processo de leitura e monitoramento mais seguro, ágil e eficiente. Antes nós não tínhamos esse controle em relação aos nossos grandes consumidores e esta situação deixava o ambiente favorável para irregularidades diversas no fornecimento de energia”, explicou Gomes.

Com o monitoramento remoto, o gestor explica que a CEA dificulta a ação de infratores e reduz custos operacionais. A tentativa de alteração ou modificação é comunicada ao sistema e o consumidor responsável pela unidade pode pagar multa e receber outras sanções.

Os locais cadastrados no sistema de telemetria são, em sua grande maioria, estabelecimentos comerciais como indústrias, restaurantes, panificadoras, hotéis, clubes, supermercados e shopping centers.

O sistema é utilizado em 750 grandes consumidores de energia do Estado, que representam 32% da receita da empresa, dividido em 600 consumidores atendidos em média tensão, que correspondem a 27,66% do consumo total faturado e em 150 maiores consumidores atendidos em alta e baixa tensão.

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