Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 24 de maio de 2016 - 11:45h
Unacon recebe novas poltronas e aumenta em 25% a capacidade tratamento em quimioterapia
Com a ampliação do serviço, o tempo de espera dos pacientes para o início do tratamento será reduzido.
Por:
A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) recebeu 30 novas poltronas para o atendimento a pacientes com câncer no Estado. O investimento, no valor de R$ 29.462,60, vai permitir um aumento de 25% no número de sessões de quimioterapia realizadas na unidade e é fruto das ações do Governo do Estado do Amapá (GEA) para melhorar os serviços prestados à população.

Os novos equipamentos, reclináveis e anatômicos, foram entregues na segunda-feira, 24, e 15 foram instalados no mesmo espaço onde havia 12 poltronas antigas, que acabaram substituídas. Elas serão usadas para aplicação de medicamentos utilizados no tratamento de pacientes com câncer. As outras 15 serão viabilizadas para a sala de pronto atendimento e leitos.

A chegada das poltronas vai potencializar a capacidade de quimioterapia, passando de 200 para 300 sessões mensais. "Com as novas poltronas, os pacientes, além de receberem um atendimento humanizado, o tempo de espera na fila para o início do tratamento será reduzido, além propiciar mais conforto", disse o diretor da Unacon, Roberto Marcel.

Janiele Pinheiro, que faz tratamento na Unacon há oito meses, externou sua felicidade com a aquisição das novas poltronas. "Iniciei meu tratamento ainda com as poltronas velhas. Com as novas, a comodidade é maior, principalmente para mim que venho ao hospital de 21 em 21 dias, receber as sessões de quimioterapia, mas agora com mais conforto", comemorou.

A secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa, disse que as adesões fazem parte de uma séries de demandas que a Sesa tem buscado para fortalecer e reestruturar a única unidade pública de tratamento contra o câncer. "A gestão tem buscado alternativas para garantir um atendimento humanizado, principalmente ao paciente oncológico. O nosso principal objetivo é ampliar e fortalecer um atendimento digno para toda população que depende do tratamento ofertado pelo SUS", ressaltou Renilda.

Renilda disse ainda que a Sesa tem buscado junto à bancada federal do Amapá e ao Ministério da Saúde (MS) investimentos para ampliação do tratamento oncológico no Estado. Em outubro de 2015, foi formalizado um convênio com o Hospital do Câncer de Barretos (HCB), que, através de emendas parlamentares, serão alocados aproximadamente R$ 17,5 milhões para implantação da Unidade de Prevenção na capital do Estado. A previsão é de que as emendas sejam liberadas em julho deste ano e o período de construção, segundo o responsável do Hospital de Barretos, é de um ano e meio.

Outro importante passo foi com relação ao projeto do Plano de Expansão de Radioterapia. Em março deste ano, técnicos do Ministério da Saúde estiveram no Amapá para tratar sobre reajuste do convênio, licitação e conhecer a área onde será construída a unidade para radioterapia. A obra deverá ser iniciada em 2017 com previsão de entrega para abril de 2018.

Atualmente, são oferecidos os tratamentos de quimioterapia aos pacientes com câncer no Amapá. Os casos de usuários que precisam de tratamentos oncológicos não realizados no próprio Estado são encaminhados para outros centros de tratamentos, por meio do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá