Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 24 de maio de 2016 - 15:09h
Técnicos discutem importância do controle sanitário na produção agrícola
O objetivo foi informar aos órgãos ligados à Secretaria como serão as etapas deste procedimento para padronizar e garantir o controle de qualidade da produção.
Por:
A habilitação sanitária nos estabelecimentos agroindustriais rurais dentro do Amapá foi tema de uma reunião entre técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), nesta terça-feira, 24. O objetivo foi informar aos órgãos ligados à Secretaria como serão as etapas deste procedimento para padronizar e garantir o controle de qualidade da produção local.

De acordo com o técnico em agropecuária do Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap), Sérgio Barbosa, essa adequação é referente a uma portaria emitida pela SDR, voltada principalmente para a agricultura familiar, com base na legislação e nas normas exigidas pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário.

“Essa habilitação sanitária diz respeito ao controle da produção animal e vegetal no que se refere à origem, manipulação, higienização até a destinação final do produto. Cabe a nós fazer a orientação junto aos agricultores para que eles sigam esses padrões”, explicou.

O fiscal agropecuário da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), Rômulo Costa, informou que esse controle já é feito na produção bubalina e precisa ser realizado nas demais.

“Ainda precisamos realizar a padronização da produção suína e das casas de farinha, por exemplo, para que esse produto tenha maior qualidade e mais condições de ser comercializado”, frisou.

Segundo o representante da SDR, Tomé Silva, os órgãos atuarão, inicialmente, no trabalho informativo junto aos produtores para posteriormente iniciar o cronograma de fiscalização.

“Temos que informar a esses produtores a importância de se realizar a habilitação. Esse trabalho será feito com os órgãos de acordo com a atuação de cada um. Posteriormente, vamos definir as estratégias de controle e fiscalização”, declarou.

Além do Rurap e da Diagro, a Agência de Pesca do Amapá (Pescap) e Instituto Estadual de Florestas (IEF) também estão envolvidos na ação.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá