sábado, 21 de maio de 2016 - 11:24h
Sesa faz 1500 atendimentos na Ação Global
Aferição da pressão arterial, medição de peso e altura, glicemia, cálculo de Índice de Massa Corporal e clínica geral foram os atendimentos oferecidos pela Sesa
Com 37 profissionais, entre enfermeiros, técnicos, médicos e diversos procedimentos nas mais variadas áreas é que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esteve presente na 23ª Ação Global, que aconteceu em Santana neste sábado, 21.

O aposentado Matias Fernandes, do bairro Hospitalidade, foi o primeiro da fila e disse que não poderia perder a oportunidade. “Cheguei cedo, pois sei que muitos procuram a área da saúde para algum tipo de atendimento e não pude perder a oportunidade. Vim ver como está minha pressão e aproveitei também para me pesar. Essa é uma ação muito importante para nós, pois aqui tem quase de tudo e de graça. Por isso, não devemos deixar de participar”, comentou Matias.

Aferição da pressão arterial, medição de peso e altura, glicemia, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e clínica geral foram os atendimentos oferecidos pela Sesa durante todo o dia. A dona de casa, Maria Nilza do Socorro, de 58 anos, tem uma filha cadeirante e, segundo ela, os atendimentos levados para perto de sua casa não poderia deixar de ser aproveitados. “Moro perto e quando eu soube da ação, aproveitei para trazer minha filha cadeirante para os atendimentos na área da saúde. Busquei para ela o atendimento com o clínico geral e aproveitei para pedir que medissem a pressão arterial dela. Foi tudo muito fácil e rápido”, declarou.

Maria da Silva, de 48 anos, também é dona de casa e aprovou os atendimentos oferecidos pela saúde estadual. Para ela, a ação é uma boa oportunidade de estar em dia com a sua saúde. “Tenho dois filhos e aproveitei o sábado livre para trazê-los e serem consultados pelo clínico geral. Aprovo a participação da saúde em eventos sociais e gratuitos para a população”, diz a dona de casa.

Conforme o coordenador regional de saúde, Márcio Luiz Martins, o intuito foi de garantir acesso da população aos atendimentos de saúde de forma rápida e prática. “Trouxemos esses atendimentos, visto que são muito procurados. Dessa forma, queremos fazer com que a população santanense e até mesmo de outros lugares usufrua dos atendimentos com praticidade e rapidez, onde todos que buscam por algum procedimento sejam atendidos logo”, ressalta Márcio.

Sendo um dos mais procurados, Sesa encerrou seus serviços de saúde com 1500 atendidos que contou também com o apoio do Conselho Regional de Farmácia (CRF) prestando atenção farmacêutica e tirando dúvidas sobre o uso correto de medicamentos.