segunda, 23 de maio de 2016 - 11:58h
Secretários avançam com projeto de urbanização para Serra do Navio
O objetivo é produzir, em conjunto, projetos integrados de água, esgotamento sanitário, eletricidade, além de construir os planos de desenvolvimento urbano.
O projeto de urbanização do município de Serra do Navio foi discutido em reunião nesta segunda-feira, 23, entre os secretários da Cidades, Alcir Matos, de Transportes, Jorge Amanajás, e o prefeito do município, José Maria. O objetivo é produzir, em conjunto, projetos integrados de água, esgotamento sanitário, eletricidade, drenagem, regularização fundiária e mobilidade urbana, além de construir os planos de desenvolvimento urbano.

O plano de revitalização de Serra do Navio vem sendo tratado por um grupo intergovernamental coordenado pela Secretaria das Cidades e com a participação de representantes da Caixa Econômica, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Companhia de Eletricidade do Amapá (Cea), entre outros órgãos públicos.

Segundo o secretário Alcir, Serra do Navio é o município piloto para esse tipo de projeto que deve ser implementado em outros municípios. Serra foi escolhida por causa de suas peculiaridades históricas, tem a área urbana tombada, um alto valor turístico e econômico, principalmente para a indústria de mineração.

A reunião com a Setrap marca a conclusão da primeira fase das ações do grupo. Os encontros ocorrem desde o início do ano. Já estão prontos os projetos de renovação da rede de abastecimento de água, esgoto, eletricidade e regularização fundiária. O compromisso da Setrap é executar o trabalho de revitalização das vias da sede do município, buscando reformar a malha viária, mantendo as características históricas da cidade.

O secretário Jorge Amanajás assegurou ao prefeito que, através da equipe da secretaria, vai providenciar o mais breve possível o termo de referência para o desenvolvimento do projeto, pois faz parte da política da Setrap dar apoio aos municípios que pretendam organizar a mobilidade.

Com o projeto concluído, a Secretaria das Cidades, Caixa Econômica e Prefeitura de Serra do Navio passarão a uma nova etapa que é a de definir estratégias para captação de recursos e execução do projeto, de tal forma que não haja descontinuidade, trazendo melhorias para o município.