Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 11 de maio de 2016 - 16:54h
Profissionais de saúde recebem treinamento sobre notificações de doenças
A capacitação está sendo realizada pela Coordenadoria de Vigilância e Saúde (CVS), nos dias 11, 12, e 13.
Por:

Profissionais de Saúde dos 16 municípios participam de uma oficina de atualização sobre doenças de veiculação hídrica como febre tifóide, hepatite A, diarreias agudas, entre outras. A capacitação está sendo realizada pela Coordenadoria de Vigilância e Saúde (CVS), nos dias 11, 12, e 13.

No curso, os profissionais vão aprender como preencher de forma adequada as fichas de notificação. “Quando esses profissionais não realizam esses procedimentos de notificação, não conseguimos fazer o monitoramento das doenças”, destacou a enfermeira Nilse Nóbrega, uma das coordenadoras da oficina e palestrante.

Além das doenças de veiculação hídrica, o treinamento também tem focado nas zoonoses, que são aquelas acidentais envolvendo animais peçonhentos como cobra, escorpiões e aranhas e outras que podem transmitir raiva, leishmaniose, doença de chaga e leptospirose. As oficinas também são voltadas para as doenças de solo com o tanto neonatal e acidental.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico do Grupo Técnico das Doenças de Veiculação Hídrica, Alimentar e do Solo, foram registrados entre os meses de janeiro e fevereiro de 2015 e 2016 9.546 casos de diarreia aguda, um caso de febre tifóide, 78 de hepatite A, seis casos de rota vírus e 2 de tétano acidental.

Por conta das subnotificações, que são aqueles casos em que o profissional de saúde deixa de notificar, os números dessas doenças podem ser maiores, por isso, a necessidade da atualização desses profissionais quanto ao preenchimento das fichas.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá