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quinta, 19 de maio de 2016 - 11:14h
Procon registra alta no número de atendimentos ao consumidor
O número é 21,25% maior em relação ao ano de 2014, quando foram realizados 8.122 atendimentos, segundo relatório da instituição publicado pela Senacon.
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O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) registrou 9.848 atendimentos em todo o Estado, em 2015. O número é 21,25% maior em relação ao ano de 2014, quando foram realizados 8.122 atendimentos, segundo relatório da instituição publicado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

O levantamento é referente ao período de 2 de janeiro a 31 de dezembro. De acordo com o diretor-presidente do instituto, Vicente Cruz, o aumento no número de atendimentos está relacionado ao processo de reestruturação do órgão, ações de divulgação e a intensificação de fiscalizações no decorrer do ano.

“Antes, a base do atendimento do Procon era formada apenas por estagiários. Quando assumimos, procuramos inserir servidores efetivos nessa área e capacitá-los para poder otimizar e melhorar a qualidade do atendimento ao consumidor”, informou o gestor.

O diretor-presidente explicou que destes 9.848 registros de atendimento, 3.707 foram preliminares, ou seja, quando as ocorrências são resolvidas de imediato entre o reclamante e a parte reclamada. 
Outros 3.195 atendimentos estão relacionados às reclamações e quando há abertura de processos contra a parte reclamada. Os demais registros são relacionados a consultas e fiscalizações.

 

Reclamações
As financeiras foram as empresas que mais tiveram registros de reclamações no Procon, segundo aponta o relatório. Foram ao todo 3.403 atendimentos relacionados às irregularidades como cobranças abusivas e descontos indevidos em parcelas de empréstimos consignados. O número representa 34,56% do total de consumidores atendidos em 2015.

O setor de energia elétrica ficou em segundo lugar na lista de reclamações com 1.136 registros, correspondendo a 11, 54% dos atendimentos. 

Os serviços de telefonia ficaram na terceira posição com 865 registros, 8, 78% dos dados. Em 2014, este setor liderou os registros de reclamação no Procon. 


Atendimento
A consulta de informações, reclamações e outros serviços ao consumidor está sendo feita na sede do Procon, localizada na Avenida Padre Júlio, s/n, bairro Santa Rita. O funcionamento do prédio é em horário comercial.

O órgão também dispõe de outras três unidades de atendimento na Rede Super Fácil, sendo uma na Zona Norte de Macapá, outra na Zona Sul e no município de Laranjal do Jari.

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