Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 06 de junho de 2016 - 17:30h
Parceira do
Quatro equipes disputaram a competição inicial: Santos-AP, Trem Desportivo Clube, Esporte Clube Macapá e São Paulo.
Por:
Com a intenção de incentivar e desenvolver as categorias de base do futebol estadual, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e a Federação Amapaense de Futebol (FAF) realizaram no sábado, 4, no Estádio Olímpico Zerão, o torneio início que marcou a abertura do Campeonato Amapaense Sub-13 2016, batizado de “Amapazinho”.

Quatro equipes disputaram a competição inicial: Santos-AP, Trem Desportivo Clube, Esporte Clube Macapá e São Paulo. Na abertura, os mirins tiveram a oportunidade de participar de todo o cerimonial, com direito a hasteamento da bandeira e hino nacional, além da troféus para as equipes vencedoras do torneio.

De acordo com Manoel Figueira, diretor da FAF, é fundamental apoiar as categorias de base do esporte. “Estamos iniciando o campeonato amapaense de futebol profissional no dia 6 e achamos que deveríamos prestigiar a garotada com o sub-13. É uma forma de incentivar esses meninos que, muitas vezes, não participam de competições oficiais. Além disso, é papel da FAF apoiar e desenvolver o futebol de base amapaense”, disse.

O garoto Enzo Zidane, que jogou pelo São Paulo, gostou da iniciativa e disse que as competições ajudam os atletas a terem segurança quando forem jogar. “Acho que sempre tem que ter campeonato para o sub-13. Com isso a gente joga mais e acaba se aprimorando cada vez mais”, afirmou.    

Edinoelson Trindade, secretário da Sedel, explicou que é um sonho para a garotada jogar no estádio Zerão e que o Governo do Estado consegue unir o útil ao agradável, já que incentiva a categoria e possibilita a realização do sonho. “Temos visto que esses meninos sonham em um dia pisar no gramado do Zerão. Com isso, conseguimos as duas coisas. Realizar o sonho do garoto e também incentivar as categorias de base do nosso futebol. É também nosso dever”, finalizou.

Os jogos do “Amapazinho” – que, além dos quatro clubes que disputaram o torneio início, terá a participação do Santana – serão disputados nas preliminares do Campeonato Amapaense de Futebol profissional que inicia nesta segunda-feira, 6. O campeão do torneio início foi o São Paulo, na decisão, que bateu o Trem pelo placar de 2 a 0.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá