Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 23 de maio de 2016 - 11:48h
Municípios passarão por fiscalização para ter uso da água renovado
A ação faz parte do plano de funcionamento, implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água.
Por:
A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) em conjunto com o Instituto de Meio Ambiente do Amapá (Imap) iniciam nesta terça-feira, 24, o trabalho de gestão ambiental em nove municípios e localidades do Estado. A ação faz parte do plano de funcionamento, implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água.

Os órgãos visitarão os municípios de Cutias do Araguari, Porto Grande, Pedra Branca, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e localidades de Maracá e Lourenço. José Roberto Maués, gerente de meio ambiente da Caesa, explicou que este trabalho é necessário para que sejam expedidas, pelo Imap, as licenças devidas para o uso dos recursos hídricos daquelas localidades. “Para a Caesa, as visitas visam o cumprimento da legislação ambiental vigente e, também, o levantamento das condições dos sistemas de abastecimento de água existentes. A equipe da gerência de monitoramento de sistemas estará presente para realização de coleta de amostra da água tratada e dos rios onde é feita a captação”, explicou Maués.

Anualmente, a Caesa realiza, junto ao Imap a renovação da autorização de uso de recursos hídricos dos municípios. Este documento é necessário para que a Caesa possa operar os sistemas de água em cada sistema no Estado. Todos os municípios que serão visitados possuem a autorização de gestão dos recursos hídricos.

Segundo José Roberto Maués, o levantamento sobre as condições dos sistemas de água dos municípios, além da expedição e renovação de licenças ambientais, são importantes para que os agentes financeiros, como Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), possam liberar recursos para novas obras relativas ao abastecimento de água daquelas localidades.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá