terça, 17 de maio de 2016 - 09:20h
Municípios definem novas datas para a Conferência das Cidades
O encontro aconteceu na Escola de Administração Pública.
Membros que compõem a comissão da Conferência das Cidades nos municípios confirmaram, nesta terça-feira, 17, participação nas próximas etapas preparatórias da sexta edição do evento. O encontro aconteceu na Escola de Administração Pública (EAP).

A comissão composta por representantes do poder público, movimentos populares, trabalhadores, empresários e entidades profissionais também tiveram que se manifestar em relação a seus representantes, para que informem se continuarão mantendo os mesmos titulares e suplentes na comissão preparatória, e assim, rediscutir o regimento interno da Conferência, documento este que apresenta as normas gerais para a realização do evento.

Outro assunto abordado na reunião foi a mudança na data da realização da conferência em alguns municípios por conta de problemas na efetivação de suas comissões ou eventos que ocasionaram um reagendamento. A etapa municipal é importante para discutir assuntos relacionados à Política e o Desenvolvimento Urbano, sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de metas e planos de ação para enfrentar os problemas das cidades.

Segundo Glaucia Maders, secretária adjunta da Secretaria de Estado das Cidades (SDC) e membro da coordenação executiva da conferência, a ideia é estimular a participação dos vários segmentos da sociedade, para que em conjunto com o poder público local, possam formular proposições sobre a função social da cidade. “Esse encontro é para começar a dividir os trabalhos na infraestrutura, logística, mobilização, validação das conferências municipais”, enfatizou.

Conferência Nacional

Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, a 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) vai acontecer em Brasília (DF) nos dias 5 a 9 de junho de 2017.

Nos municípios, as conferências devem debater propostas e soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade.

Além dos municípios, os Estados deverão se organizar e promover as discussões sobre o tema até 31 de março de 2017. No Amapá, a Conferência das Cidades acontece nos dias 25 a 27 de março de 2017.

Confira as cidades que já definiram a data da etapa municipal para 6ª Conferência Nacional das Cidades:

Mazagão (25/05), Calçoene (07/06), Amapá (09/06), Vitoria do Jari (15/06), Oiapoque (16/06), Ferreira Gomes (30/06), Serra do Navio (25/05), Cutias (03/06), Laranjal do Jari (19 e 20/05), Macapá (10 e 11/06), Pedra Branca do Amapari (28/05). O município de Santana ainda não confirmou a data prevista para realização. Já os municípios de Porto grande, Itaubal, Tartarugalzinho e Pracuúba já realizaram.