sábado, 21 de maio de 2016 - 11:24h
Iniciam preparativos para a Festa de São Tiago
Esta será a 239ª edição de uma das maiores festividades religiosas e culturais do Amapá
Começaram os preparativos para uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Amapá: a Festa de São Tiago, evento realizado na Vila de Mazagão Velho, distante 70 km de Macapá. Neste sábado, 21, o Governo do Estado do Amapá (GEA) reuniu com a prefeitura do município e a Associação Cultural da Festa de São Tiago para definir como será realizada 239ª edição da festa, comemorada no mês de julho.

Uma comissão composta pelos três órgãos ficará responsável pela organização da festividade. A primeira etapa é a elaboração do projeto contendo as tarefas a serem executadas, cronograma, orçamento e programação. Na próxima semana, a equipe volta a reunir para avaliar a viabilidade do projeto e adequações necessárias.

Para o secretário de Estado da Cultura, Carlos Matias, é importante essa integração do GEA com os realizadores do evento para que tudo ocorra dentro do prazo estabelecido. A Secult ofertará uma capacitação sobre prestação de contas para que a associação não fique inadimplente e possa conseguir convênios com o Estado e outras instituições. “Mostraremos no que o dinheiro pode ser gasto e de que forma, para que a prestação de contas seja feita corretamente”, explicou Matias.

Faltando pouco menos de dois meses para o evento, a comunidade começa a viver o momento de união e festividade em honra a São Tiago, guerreiro que lutou ao lado dos cristãos na batalha contra os mouros. “Estamos na expectativa e seguros de que com a participação do governo realizaremos uma festa mais bonita ainda”, afirmou o presidente da Associação, André Luiz Jacarandá.

O prefeito do município de Mazagão Dilson Borges, reafirmou a parceria com o Governo. “Estamos aqui para somar e temos certeza de que cada um fazendo a sua parte teremos um grande resultado”, informou.

Também participaram da reunião o secretário adjunto das Cidades, José Carlos Corrêa, deputado federal Cabuçu Borges, representantes religiosos e dos idosos.

A festa
A festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros). Realizada desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A apresentação é realizada a céu aberto e conta com personagens épicos como, São Tiago, São Jorge, o menino Caldeirinha, o Atalaia e o chefe dos mouros e o dos cristãos. A expectativa é de que 30 mil pessoas participem do evento.