Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 19 de maio de 2016 - 11:06h
GEA prioriza reforma de museus e leva atividades à escola estadual
A programação alusiva à 14ª Semana dos Museus aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, promovida pelo grupo de técnicos da Secult.
Por:
Com palestras, exposições fotográficas e acervos históricos, estudantes da rede estadual de ensino conheceram a história e importância dos museus do Estado.

A programação alusiva à 14ª Semana dos Museus aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, promovida pelo grupo de técnicos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) na Escola Estadual Lima Neto, no Parque dos Buritis, zona norte de Macapá.

“Os estudantes devem conhecer o que os museus oferecem para sentir vontade de conhecer esses espaços”, afirmou o secretário interino de Cultura, Carlos Matias.

Para finalizar a programação, na tarde de sexta-feira, 20, os alunos farão uma visita monitorada ao Museu Fortaleza de São José de Macapá.  A partir das 17 horas iniciam as apresentações culturais.

Reformas

De acordo com Matias, devido a importância dos museus para a sociedade é preciso assegurar que esses ambientes estejam em bom estado de conservação. Por esse motivo, o Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secult e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) para dar celeridade às reformas desses espaços.

Entre eles está o Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva. A reforma do prédio iniciou em março do ano passado. O processo é demorado, pois, o trabalho de recuperação é delicado e precisa de cuidados técnicos específicos. A previsão é que o espaço seja reaberto em agosto deste ano.

As obras no Museu Indígena Kuahí, em Oiapoque, também foram retomadas ano passado. Para a reforma imediata, um aditivo no valor de R$ 111.788, foi solicitado junto à Seinf.  Ambos os espaços estavam desde 2014 abandonados.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá