terça, 17 de maio de 2016 - 09:34h
Feira de Artesanato cai no gosto de artesãos e clientes
Por: João Clésio
A atividade artesanal é mais do que um simples trabalho ou fonte de renda para Maria Clara Paula. Ela considera uma terapia. Com 18 anos de profissão, a artesã foi uma das 20 presentes na segunda edição da Feira de Artesanato Mãos do Amapá, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de maio, na praça da Caixa D´água do Buritizal.

Na barraca, Maria Paula comercializou sandálias personalizadas, reciclagem de garrafas, colares e bijuterias com uso de caroços de açaí e outros produtos extraídos da natureza.

“Eu agradeço a oportunidade de poder mostrar à população um pouco do meu trabalho. A equipe da feira, organizada pelo Governo do Estado, nos deu todo suporte técnico para que pudéssemos participar”, comentou.

O reaproveitamento de panos de calças, bermudas e camisas usados na confecção de tapetes e aventais e o uso de capa de sombrinha para fazer almofadas de várias formas foram o diferencial da barraca da trabalhadora manual Maria José Costa dos Santos. Quem comprou, saiu satisfeito pela qualidade e criatividade,

“É impressionante como se pode reaproveitar esse tipo de material e transformá-los em coisas úteis no dia-a-dia. Estava precisando de um tapete e encontrei aqui na feira por um preço bem em conta”, disse a dona de casa Ana Celestina da Silva.

A artesã Justiniana Ferreira também faturou com a venda de biscoitos de castanha, cupuaçu, cocada e bolo de macaxeira. “Meus produtos têm boa aceitação e, mesmo com toda essa crise, consegui uma boa venda. A gente agradece pelo espaço concedido. A feira tem que se tornar permanente nos fins de semana”, acrescentou.

Outro segmento que expôs e comercializou seus produtos foi a Economia Solidária. Eunice Cordeiro da Silva saiu satisfeita do evento. Os cinco empreendimentos econômicos solidários ocuparam uma tenda na Feira de Artesanato. O principal atrativo foram as bonecas de pano e tiaras.

“A atual gestão da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) tem nos dado visibilidade, pois somos convidados para estarmos nas ações. Agradecemos a valorização da Economia Solidária”, destacou Eunice.

A primeira edição da Feira de Artesanato Mãos do Amapá ocorreu em abril deste ano, na praça da Rodovia do Curiaú, na zona norte de Macapá. O projeto tem por finalidade dar oportunidade para que os artesãos que residem em bairros próximo ao evento possam participar.

A Feira de Artesanato é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio da Coordenação de Artesanato. No dia 3 de Junho, os artesãos vão estar expondo na área da Praça do Beirol, Zona Sul da capital, em comemoração ao terceiro ano de criação do Siac Superfácil Beirol.