Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 17 de maio de 2016 - 09:34h
Feira de Artesanato cai no gosto de artesãos e clientes
O projeto tem por finalidade dar oportunidade para que os artesãos que residem em bairros próximo ao evento possam participar.
Por: João Clésio
A atividade artesanal é mais do que um simples trabalho ou fonte de renda para Maria Clara Paula. Ela considera uma terapia. Com 18 anos de profissão, a artesã foi uma das 20 presentes na segunda edição da Feira de Artesanato Mãos do Amapá, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de maio, na praça da Caixa D´água do Buritizal.

Na barraca, Maria Paula comercializou sandálias personalizadas, reciclagem de garrafas, colares e bijuterias com uso de caroços de açaí e outros produtos extraídos da natureza.

“Eu agradeço a oportunidade de poder mostrar à população um pouco do meu trabalho. A equipe da feira, organizada pelo Governo do Estado, nos deu todo suporte técnico para que pudéssemos participar”, comentou.

O reaproveitamento de panos de calças, bermudas e camisas usados na confecção de tapetes e aventais e o uso de capa de sombrinha para fazer almofadas de várias formas foram o diferencial da barraca da trabalhadora manual Maria José Costa dos Santos. Quem comprou, saiu satisfeito pela qualidade e criatividade,

“É impressionante como se pode reaproveitar esse tipo de material e transformá-los em coisas úteis no dia-a-dia. Estava precisando de um tapete e encontrei aqui na feira por um preço bem em conta”, disse a dona de casa Ana Celestina da Silva.

A artesã Justiniana Ferreira também faturou com a venda de biscoitos de castanha, cupuaçu, cocada e bolo de macaxeira. “Meus produtos têm boa aceitação e, mesmo com toda essa crise, consegui uma boa venda. A gente agradece pelo espaço concedido. A feira tem que se tornar permanente nos fins de semana”, acrescentou.

Outro segmento que expôs e comercializou seus produtos foi a Economia Solidária. Eunice Cordeiro da Silva saiu satisfeita do evento. Os cinco empreendimentos econômicos solidários ocuparam uma tenda na Feira de Artesanato. O principal atrativo foram as bonecas de pano e tiaras.

“A atual gestão da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) tem nos dado visibilidade, pois somos convidados para estarmos nas ações. Agradecemos a valorização da Economia Solidária”, destacou Eunice.

A primeira edição da Feira de Artesanato Mãos do Amapá ocorreu em abril deste ano, na praça da Rodovia do Curiaú, na zona norte de Macapá. O projeto tem por finalidade dar oportunidade para que os artesãos que residem em bairros próximo ao evento possam participar.

A Feira de Artesanato é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio da Coordenação de Artesanato. No dia 3 de Junho, os artesãos vão estar expondo na área da Praça do Beirol, Zona Sul da capital, em comemoração ao terceiro ano de criação do Siac Superfácil Beirol.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá