quinta, 09 de maio de 2019 - 20:55h
Integração entre grupos regionais fortalecerá desenvolvimento econômico
Nesta quinta-feira, 9, Waldez Góes, presidente do Consórcio da Amazônia Legal, conheceu as experiências do grupo da região central do país.
Por: Andreza Carolina
Foto: Patryck Almeida
Waldez sugeriu a Azambuja a criação de um espaço no mesmo endereço para funcionamento de ambos os grupos

Em mais um compromisso da agenda que cumpre em Brasília, nesta quinta-feira, 9, o governador Waldez Góes conheceu a sede do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), grupo criado em 2015 para fomentar o crescimento individual e regional com base na cooperação. Góes, que é presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, foi recebido pelo presidente do BrC, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. O objetivo da visita é ampliar a integração entre os grupos regionais.

O Consórcio Brasil Central reúne o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Maranhão – os quatro últimos também fazem parte do Consórcio da Amazônia Legal. Na ocasião, o governador amapaense conheceu a história e a experiência do grupo. Ele sugeriu a Azambuja a criação de um espaço no mesmo endereço para funcionamento de ambos os grupos. “Cada consórcio tem sua unidade jurídica, mas isso não impede que funcionem em um mesmo endereço. A aproximação facilita que os consórcios possam convergir nas mesmas propostas a nível regional e que dialoguem sobre providências, como as compras corporativas que o Brasil Central já vem adotando”, ressaltou Góes.

O presidente do BrC reforçou a união dos grupos como estratégia para atingir objetivos em comum entre os Estados. Para ele, a criação de consórcios é fundamental por proporcionar uma estratégia de desenvolvimento regional. “Muitas pautas são comuns aos Estados e, ao dividir essa sinergia, nós poderemos trazer um resultado maior e mais rápido para a sociedade como um todo. Os governos devem se unir para enfrentar desafios”, afirmou Azambuja.

Consórcio Interestadual da Amazônia Legal

O Consórcio é uma autarquia na modalidade de associação pública, com autonomia para captar recursos, promover investimentos e executar projetos de interesse comum aos nove estados da Amazônia brasileira.