Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 09 de abril de 2020 - 21:00h
Estado recebe seis respiradores para o Centro de Atendimento a Covid-19
Equipamentos são fruto de uma doação da Rede D’Or, maior grupo hospitalar privado do Brasil, articulada pelo presidente do Senado Davi Alcolumbre.
Por:
Foto: André Rodrigues/Sesa
Amapá recebeu seis respiradores após articulação entre Governo do Estado e Bancada Federal.

Como reforço a rede de assistência de saúde, o Governo do Amapá recebeu nesta quinta-feira, 9, o suporte de seis respiradores para o Centro de Atendimento Intensivo COVID-19, criado para pacientes com casos agravados da doença.

Os equipamentos são fruto de uma doação da Rede D’Or, maior grupo hospitalar privado do Brasil, articulada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que atendeu à solicitação do governador Waldez Góes.

“Essa doação tem um significado grande para guerra que nós estamos travando contra a Covid-19. Esses equipamentos são importantes para que possamos aumentar a capacidade de atendimento aos pacientes”, disse Góes.

Mais respiradores

O secretário de Estado da Saúde, João Bittencourt, ressaltou que o Amapá deve receber novos respiradores nos próximos dias, através de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Essa parceria garantiu o envio de 13 respiradores e dois aspiradores para passarem por conserto no Centro de Inovação e Tecnologia do Senai em Belo Horizonte (MG). O transporte do equipamento foi feito pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Além disso, o Amapá aguarda o envio por parte do Governo Federal de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) completamente equipados, também para a retaguarda da assistência em saúde.

Contingência

Como parte do plano de ação e enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo do Amapá tem investido na rede de assistência e diagnóstico, como a habilitação do Laboratório Central do Amapá (Lacen) para fazer o exame de Covid-19.

A metodologia é a biologia molecular, com análise da amostra de escarro do paciente, que é a mesma utilizada pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), de Belém (PA), que realizou os primeiros exames de pacientes do Amapá.

Além do Lacen, um laboratório particular também foi contratado pelo Governo do Estado para dar suporte e será responsável pela emissão de mais vinte resultados a cada 24 horas.

Na rede de assistência foi inaugurado o Centro de Atendimento Intensivo a Covid-19, que já passou a receber pacientes que tiveram algum tipo de complicação da doença e precisam de acompanhamento especializado.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

André Rodrigues/Sesa

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá