quinta, 09 de março de 2017 - 18:22h
Sesa descarta óbito em Oiapoque por dengue hemorrágica
Exames sorológicos para dengue deram negativo nos pacientes com suspeita da doença
Foto: Diego Farias
Sesa irá deslocar técnicos nesta sexta-feira, 10, para realizar uma avaliação das ações de prevenção

A Secretaria de Estado da Saúde (sesa) descartou a existência de casos de dengue grave, popularmente chamada de dengue hemorrágica, no município de Oiapoque. No início da semana circularam informações sobre a existência de casos graves da doença no município e que teria resultado no óbito de um paciente transferido, na última sexta-feira, 3, para atendimento especializado na capital.

Os exames sorológicos para dengue realizados pelo Laboratório de Fronteira (Lafron) em sete pacientes internados no Hospital do Oiapoque com suspeita da doença, sendo três com suspeita de dengue hemorrágica, que inclui o óbito, saiu nesta quinta-feira, 9, e os resultados foram negativos. Desde que o caso de óbito foi dado como suspeito de dengue, a equipe de técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) do Estado, iniciou as investigações.

Sobre o paciente que evoluiu a óbito, o coordenador da CVS, Clóvis Miranda, informou que os exames realizados no Hospital de Emergência, baseados no quadro clínico do mesmo, já apontavam a possibilidade de não ser dengue. "O paciente apresentava síndrome hemorrágica, o que levantou a suspeita e foi descartada pelo exame de sorologia para dengue negativo. Continuaremos investigando para saber a causa da morte", destacou.

Dengue no Oiapoque
Os indicadores epidemiológicos de Oiapoque sinalizam queda de 42,7% nos casos notificados de dengue este ano quando comparados ao mesmo período de 2016. Até o dia 06 de março foram notificados 78 casos de dengue no município.

Porém o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, realizado pela secretaria municipal de saúde de Oiapoque, apresentou alto risco de infestação, o que coloca o município em alerta.

Neste sentido, a Sesa irá deslocar técnicos do Programa Estadual de Controle da Dengue, nesta sexta-feira, 10, para realizar uma avaliação das ações de prevenção cuja execução é de responsabilidade do município e acompanhar as ações do dia "D" de combate ao Aedes promovidas pela prefeitura, que acontecerá no sábado, 11.

Além disso, os técnicos irão realizar um planejamento de longo prazo e iniciar o controle vetorial com aplicação de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) costal e pesada, mais conhecido como fumacê, para o bloqueio do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

"Vamos dar suporte ao município de Oiapoque, assim como fizemos em Ferreira Gomes. A equipe técnica irá acompanhar as atividades e orientar para que o serviço tenha resultado positivo para quebrar a cadeia de transmissão da doença", reforçou o secretário de saúde, Gastão Calandrini.