Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 09 de fevereiro de 2017 - 12:57h
Gestores fazem levantamento no número de professores para diminuir carência
Objetivo é começar 2017 sem nenhuma carência dentro das salas de aula
Por: .Colaboradores: Wellington Costa
Foto: Patrick Tavares
Gestores escolares recebem treinamento no sistema que ajuda a identificar demanda nas escolas

Gestores escolares da zona rural de Macapá e demais municípios passam por treinamento, nesta quinta e sexta-feira. O encontro acontece na sala do SigRH na Secretaria de Estado da Administração (Sead), no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h. A finalidade é capacitar estes gestores quanto ao uso das ferramentas tecnológicas de gestão.

Durante o encontro eles terão conhecimento sobre o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SigEduc), e também passarão por oficinas de redistribuição dos educadores dentro das escolas.

“Nosso intuito é verificar com os diretores as movimentações e lotações de acordo com a carga horária e número de turmas, para que juntos possamos montar um plano de necessidade de professores para dentro da sala de aula, sem que fiquemos com nenhuma carência e nem excedência”, explicou a secretária adjunta de gestão de pessoas, Neriam Quadros.

A maior carência ainda está no interior do estado. Hoje, o contrato administrativo tem uma folha mensal de aproximadamente R$ 6 milhões, o que significa quase R$ 70 milhões por ano. Com a redistribuição dos professores, este número de contratos vai diminuir, gerando assim uma economia para os cofres públicos.

“A ideia é diminuir os contratos utilizando os profissionais que temos. Algumas escolas têm excesso de professores para determinada disciplina”, detalhou Neriam.

De acordo com o gerente da Unidade de Controle de Lotação e Movimentação (Ucolom), Dannielsom Thomptsom, o momento é de oficializada esta Instrução Normativa que dispõe sobre os procedimentos de lotação e movimentação de servidores da Educação que atuam nos municípios mais distantes da capital.

“Terminamos o ano de 2016 com uma carência de 120 professores, isso para Estado todo. Esse número já é positivo se compararmos com os anos anteriores. O objetivo agora é fazer com que o ano de 2017 comece se nenhuma carência dentro de sala de aula”, frizou.

Para Romeu João Rodrigues, diretor da Escola Estadual André Neves Rosa, que fica localidade de Tracajatuba II (Pacuí), o treinamento garante mais transparência na gestão. “Este controle que a Secretaria está fazendo vai trazer benefícios para todos, e garantir mais transparência na atuação dos profissionais da educação”, comentou.

As oficinas continuam ainda na tarde desta quinta-feira, e na sexta-feira, 10, no horário comercial de 08h às 12h e de 14h às 18h.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá