Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 08 de dezembro de 2021 - 16:00h
Governo do Amapá inaugura UTI fluvial para urgências e emergências em comunidades ribeirinhas
A cerimônia de inauguração da embarcação homenageou o antigo diretor do Samu, que faleceu em decorrência da covid-19.
Por:
Foto: Márcio Pinheiro/Secom
UTI fluvial atenderá situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica.

O Governo do Amapá inaugurou uma Unidade de Suporte Avançado Fluvial destinada a demandas emergenciais de localidades ribeirinhas distantes e sem acesso a atendimento médico especializado. A entrega ocorreu nesta quarta-feira, 8, em solenidade ocorrida no município de Santana.

Foram investidos R$ 400 mil oriundos do Tesouro Estadual no transporte conhecido como “Ambulancha”. A unidade faz parte da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Para o governador Waldez Góes, a entrega representa um avanço na assistência à saúde dos moradores ribeirinhos e simboliza o compromisso do Governo do Estado com a saúde de todos.

“Vivemos numa região que requer atenção especial aos povos ribeirinhos. A ambulancha vai reforçar, com maior agilidade e em tempo hábil, as estratégias de atenção à saúde e segurança dessas comunidades”, completou Góes.

A UTI fluvial atenderá situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica. A lancha é composta por equipamentos modernos que facilitam a navegação diurna e noturna e autonomia de 8 a 10 horas de navegação.

De acordo com o secretário de Saúde, Juan Mendes, a embarcação alcançará mais de 50 comunidades ribeirinhas, como as situadas nas redondezas do Rio Pracuúba, Rio Pedrinhas, Ilha De Santana, Rio Vila, Rio Mazagão Velho e Novo, dentre outras.

“A atenção aos moradores tradicionais do Amapá, os ribeirinhos, é a consolidação do serviço de urgência de emergência para quem precisa. É fundamental incluir toda a população dentro da assistência à saúde. O serviço será expandido de acordo com as necessidades”, disse o secretário.

A diretora do SAMU Estadual, Eberenice Ferreira, reforça a agilidade da lancha no socorro a localidades distantes.

“Usando como exemplo uma viagem de Santana para o Bailique, as embarcações normais fazem a viagem entre 12 a 18 horas, enquanto a ambulancha percorre o mesmo trajeto de 4 a 5 horas”, destacou.

Homenagem

A ambulancha recebeu o nome de “Cel. Ademar R. dos Anjos”, antigo diretor do SAMU, vítima de covid-19 em 2020. O militar encabeçava as tratativas para colocar em funcionamento o serviço.

A família de Ademar dos Anjos esteve presente na cerimônia. O momento foi de muita emoção para todos. Integrantes da família e do SAMU relembraram a trajetória de Ademar e a determinação em colocar em funcionamento a UTI fluvial.

“A entrega da embarcação é um ganho enorme para nós enquanto familiares, porque é muito significativo ver o nome do meu pai nessa homenagem tão bonita, mas representa um ganho maior para aqueles que mais precisam”, disse Daniel dos Anjos, filho do antigo diretor do SAMU.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Márcio Pinheiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá