Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 08 de dezembro de 2018 - 22:35h
Autos de Natal: encenação busca conscientizar sobre tecnologia em excesso nos lares
Grupo Boca de Cena, selecionado em edital de chamada pública da Secult, se apresentou na Casa da Hospitalidade, no município de Santana.
Por:
Foto: Márcio Pinheiro / Secom
Roteiro do espetáculo 'Natal Sem Free Fire Criança Sim' surgiu de um episódio real vivido na família do ator e diretor, Valdez Mourão

Dando continuidade ao projeto Autos de Natal 2018, a Casa da Hospitalidade, localizada no município de Santana, recebeu neste sábado, 8, o grupo Boca de Cena com o espetáculo Natal Sem Free Fire Criança Sim. As apresentações teatrais estão ocorrendo durante o mês de dezembro em vários municípios e fazem parte do Natal da Solidariedade, projeto que agrega ações de responsabilidade social, de empreendedorismo, cultura e lazer, promovido pela Governo do Estado do Amapá.

O ator Valdez Mourão é o autor e diretor do espetáculo que retrata o cotidiano de famílias que, ‘dominadas’ pela tecnologia estão deixando de viver a emoção pelas festas tradicionais como o natal. Segundo ele, a inspiração para escrever o texto da peça foi um episódio ocorrido dentro de sua própria casa.

“Estávamos todos [os adultos] montando a árvore de Natal quando chamamos as crianças para ajudar e, elas se recusaram. Pois, não conseguiam tirar o celular das mãos jogando o tal do fre fire”, conta Mourão, fazendo referência ao jogo virtual como principal motivo pelo desinteresse dos netos.

Para o ator, a tecnologia em excesso tem roubado o prazer pelas coisas mais simples, em especial, nos lares onde não há regras e limites. Por isso ele resolveu retratar a história da vida real contracenando com os próprios netos, que também já estão seguindo os passos dele no teatro. “Além de ganhar cachê estão tirando uma grande lição”, revela.

Valdez, que também é funcionário público aposentando, disse que uma de suas missões como artista é ressignificar os valores que podem ter se perdido. Para ele, ter como público as crianças e adolescentes da Casa da Hospitalidade também faz com que seu grupo aprenda valores familiares e de vida.

“O artista tem como missão contagiar. Mas, ao chegar aqui, nós que somos contagiados com todo amor que essas pessoas nos doam, recebemos abraços sem qualquer embaraço e cerimônia e, isso emociona a gente”, declara Mourão.

A Casa da Hospitalidade é uma instituição de acolhimento sem fins lucrativos, atualmente 75 pessoas estão na casa, entre crianças, adolescentes e idosos. Entre os acolhidos estão aqueles com deficiências múltiplas e transtornos mentais e menores sob medida protetiva, encaminhados pela Vara da Infância e Conselho Tutelar.

Para a coordenadora da Casa da Hospitalidade, Lene Pacheco, proporcionar momentos de entretenimento para esse público é muito especial, cada sorriso estampado no rosto do público durante a encenação enche de alegria o coração de todos os envolvidos.

“É muito gratificante, pois estamos proporcionando um momento de descontração e também de reflexão para alguns deles”, avaliou Lene.

O projeto Autos de Natal conta com a apresentações gratuitas de 20 grupos culturais. Os eventos ocorrem de 6 a 15 de dezembro, nos municípios de Santana, Mazagão, Ferreira Gomes e na capital Macapá.

As atrações artísticas foram selecionadas através de edital de chamada publica nº 001/2018, lançado em julho deste ano, pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O próximo espetáculo ‘Nasce o Salvador’, grupo teatral Educ’art, acontece neste domingo, 9, às 18h, no Amapá Garden Shopping (Praça de Alimentação).

Natal da Solidariedade

Além das apresentações do projeto Autos de Natal, o Natal da Solidariedade inclui, também, a arrecadação de cerca de 20 mil brinquedos e kits lanches para serem distribuídos a crianças carentes de até 10 anos de idade, moradores de 42 bairros periféricos de Macapá e Santana.

Programação

 

11/12 (terça-feira)

Macapá

Hora: 20h

Local: Praça da Nova e Eterna Aliança - Bairro: Novo Horizonte

Grupo: Companhia Teatração

Espetáculo: As Aventuras do Menino Jesus

12/12 (quarta-feira)

Macapá

Hora: 18h

Local: Encanto dos Alagados - Bairro: Muca

Grupo Teatral Hemisfério

Espetáculo: Um Presente de Natal para Papai

13/12 (quinta-feira)

Macapá

Hora: 9h

Local: Abrigo São José - Bairro: Santa Rita

Grupo: Pirlimpimpim

Espetáculo: Auto de Natal - Noite Santa de Natal

Hora: 19h

Local: Praça Chico Noé - Bairro: Jesus de Nazaré

Grupo: Companhia de Teatro Cristão Art's Sacra Amapá

Espetáculo: É Natal

Santana

Hora: 18h

Local: Centro Comunitário Matapí Mirim

Grupo: Anfiteatro & CIA

Espetáculo: O Presépio

14/12 (sexta-feira)

Macapá

Hora: 20h

Local: Espaço Cultural Cangapé - Bairro: Araxá

Grupo: Companhia de Teatro Cangapé                  

Espetáculo: Natal Encantado uma Confusão de Natal

Santana

Hora: 18h

Local: Centro Comunitário Elesbão

Grupo: Cia de Teatro El Shaday

Espetáculo: Dê quem é o Natal?

15/12 (sábado)

Macapá

Hora: 16h

Local: Quadra da Igreja Jesus de Nazaré - Bairro: Jesus de Nazaré

Grupo: Quimera Companhia de Teatro

Espetáculo: O Nascimento do Menino Jesus

Hora: 17h

Local: Quadra da Igreja Jesus de Nazaré - Bairro: Jesus de Nazaré

Grupo: Companhia de Teatro Ribaltas

Espetáculo: A História do Natal

Hora: 18h

Local: Centro Comunitário Ipê - Bairro: Ipê

Grupo: Teatro Maré     

Espetáculo: O Sonho de Zé

Hora: 20h

Local: Praça Floriano Peixoto - Bairro: Centro

Grupo: Primeiro Ato

Espetáculo: Cadê o Brilho da Estrela de Natal?

Hora: 20h

Local: Parque do Forte - Bairro: Centro

Grupo: Elenco Independente

Espetáculo: O Auto do Menino Santo

Mazagão

Hora: 20h

Local: Praça 15 de Novembro

Grupo: Companhia de Artes Tucujú

Espetáculo: O Auto da Estrela Guia

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Márcio Pinheiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá