quinta, 08 de novembro de 2018 - 19:40h
Waldez vistoria obra e diz que Centro Histórico será presente de aniversário de Mazagão
Edificação é fruto da parceria entre governo de Estado e prefeitura do Município. A união dos dois Executivos proporciona, ainda, a construção de uma escola.
Por: Andreza Carolina
Foto: Márcio Pinheiro/Secom

O governador do Amapá, Waldez Góes, cumpriu agenda no município de Mazagão, a 32km de Macapá, nesta quinta-feira, 8. Na oportunidade, acompanhado de técnicos do Estado, ele vistoriou as obras de revitalização do Centro Histórico Cultural Rozecema Viana Barreto e de ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otávio Caldeira Afonso. Ambas são fruto de parceria entre o governo estadual e a Prefeitura de Mazagão.

Durante a inspeção da obra, Waldez lembrou de outros investimentos em Mazagão, como a inauguração da Ponte Washington Elias dos Santos e as obras de mobilidade urbana.

“Nossos investimentos no município sempre foram intensos, mas é preciso dar maior atenção a todo o patrimônio histórico de Mazagão, e, para isto, precisamos ter um ambiente dentro das condições exigidas por órgãos como o Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. E esta inspeção técnica busca exatamente isto”, enfatizou Góes.

Segundo o governador, o objetivo é inaugurar o espaço em 23 de janeiro, quando é comemorado o aniversário de Mazagão.

Centro histórico

O autor do projeto do Centro Histórico, que fica no distrito de Mazagão Velho, é o jornalista Gabriel Penha. Ele explicou que o espaço foi idealizado para expor artefatos arqueológicos e adereços relacionados às manifestações culturais do distrito, que é conhecido por suas festividades religiosas, especialmente a Festa de São Tiago, celebrada em julho, com ponto alto no dia 25.

“O Centro Histórico será um ponto de referência em Mazagão Velho e permitirá que os turistas conheçam melhor nossa história, além de dar oportunidade para que empreendedores locais comercializem seus produtos. Como filhos da terra, ficamos felizes ao ver esse projeto se tornando realidade”, comemorou o idealizador. Ele acrescentou que o nome Rozecema Viana Barreto homenageia uma antiga moradora da localidade.

O agricultor Luís Fernando Pinto, 46 anos, integra a Associação Cultural da Festa de São Tiago. Para ele, o Centro Histórico surge com o propósito de celebrar a identidade mazaganense. “Esse espaço representará a nossa liberdade, a nossa força, as nossas crenças”, contou o agricultor. Trata-se de uma obra da prefeitura com contrapartida do governo do Estado, o investimento total é de R$151.500, 00.

Educação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Otávio Caldeira Afonso, localizada no bairro União, em Mazagão Novo, passa por ampliação. Após as obras, o espaço contará com três novas salas de aula e dois banheiros. O investimento é do governo do Estado e somam mais de R$ 196 mil.

Para a secretária escolar da instituição, Rosilene Santos, as melhorias são fundamentais para oferecer educação de qualidade aos 207 estudantes que cursam do 1º ao 5º ano. “Como profissional de educação, eu sei que um ambiente bem estruturado facilita o processo de ensino e torna a escola um ambiente mais atrativo para as crianças”, frisou a secretária escolar.

O prefeito de Mazagão, Dudão Costa, ressaltou que a parceria entre governo do Estado e prefeitura é essencial para garantir melhores serviços à população. Ele lembrou que as empresas responsáveis pelas obras utilizam mão-de-obra local, o que garante mais emprego e geração de renda aos moradores.

Créditos:

Márcio Pinheiro/Secom