Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 08 de maio de 2017 - 15:27h
Imap solicita adesão ao Sistema Eletrônico de Informações do governo federal
Implantação do sistema vai garantir o fluxo correto, transparente e ágil de todos os processos administrativos realizados pelo Imap.
Por:

O Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial (Imap) prepara a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na autarquia. Trata-se de um sistema de software que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades para administração de processos e documentos eletrônicos promovendo a eficiência administrativa. A previsão é que o sistema comece a ser instalado em até 60 dias.

O diretor-presidente do Imap, Bertholdo Dewes Neto, explica que a adesão é gratuita, e já foi solicitada na semana passada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). Para a concretização da adesão, o IMAP e o MPDG irão assinar um Acordo de Cooperação Técnica. Concluída a assinatura do acordo, inicia-se a implantação do Sistema dentro das diretrizes do plano de trabalho estabelecido.

“Com a implantação do SEI, todos os nossos procedimentos como licenciamentos ambientais e regularização fundiária seguirão um fluxo correto, com rapidez e mais transparência”, garantiu o gestor.

O Sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF) está sendo aderido por grande parte de órgãos da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional.  O SEI já foi implantado em 53 instituições e está em processo de implantação em outras 51. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre outras instituições já aderiram ao SEI.

Para o melhor uso do Sistema, os servidores do Imap passarão por uma capacitação feita a distância e ministrada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com os Correios.

Benefícios

O SEI garante: portabilidade (100% online e pode ser acessado por meio dos principais navegadores do mercado), acesso remoto (pode ser acessado por equipamentos dos diversos tipos), controle de nível de acesso (gerencia a criação e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos).

O sistema também possui funcionalidades específicas possibilitando o controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, inspeção administrativa, modelos de documentos, organização de processos em bloco, entre outros. 

Comissões

Simultaneamente ao pedido de adesão ao SEI, o Imap está em fase de criação de três Comissões de Normatização de procedimentos e processos internos: as Comissões de Normatização Ambiental, Fundiária e Administrativa. As comissões serão formadas pelos diretores e coordenadores de cada área afim, definindo responsabilidades.

“Há muito tempo os servidores do Imap solicitavam essas normatizações. O Intuito é melhorar o fluxo de processos, e ainda definir melhor as responsabilidades de cada coordenadoria deixando claras suas obrigações e atribuições, possibilitando segurança, controle e mais organização nas atividades da instituição”, esclareceu o Dewes.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá