Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 08 de maio de 2020 - 18:55h
Especialista da SVS defende que pessoas curadas de Covid-19 sigam em isolamento social
'Ter anticorpos não significa imunidade', explica Patrício Almeida. A melhor medida é manter o isolamento, mesmo para pessoas consideradas curadas.
Por: .Colaboradores: Nelson Carlos
Foto: Nathan Zahlouth e Alessandro Veloso/SVS
No Amapá, 640 pessoas já se curaram do novo coronavírus até o dia 8 de maio.

Mesmo sem um tratamento específico para cura, milhares de pessoas ao redor do mundo vêm vencendo a covid-19. Entretanto, especialistas alertam que não há indícios ou certeza de que indivíduos já recuperados se tornaram imunes ao vírus.

No Amapá, 640 pessoas já se curaram do novo coronavírus, segundo o boletim divulgado na última sexta-feira, 8. Isso significa que essas pessoas conseguiram, através do tratamento com medicamentos, reverter o seu estado clínico, vencendo a luta contra o vírus.

Aos curados, a recomendação é que fiquem em casa, assim como o restante da população, já que há o registro de reinfecção pelo vírus em pessoas na Europa e na Ásia.

O epidemiologista da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP), doutor em Engenharia Biomédica, Patrício Almeida, ressalta que apresentar anticorpos não significa ter imunidade à doença.

"Não há clareza sobre a informação de imunidade. Mas podemos afirmar que em grande parte das pessoas que tiveram infecção em Wuhan e outras cidades da China e Itália, não houve reinfecção. Ter anticorpos não significa imunidade, ou seja, desenvolver anticorpos contra uma doença não significa que eu tenho imunidade a ela", explicou Patrício.

Sem uma comprovação científica de que pacientes curados adquirem imunidade à doença, o isolamento social é a única saída para a proteção da população em geral, como diz Patrício Almeida. O epidemiologista recomenda ainda a curados e pessoas que nunca tiveram contato com o vírus, que permaneçam em casa, seguindo as normas de prevenção

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Arquivo SVS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá