sexta, 07 de dezembro de 2018 - 21:00h
Unidade móvel para prevenção e diagnóstico do câncer já está no Amapá
Carreta deve iniciar atendimentos a partir de fevereiro de 2019 e vai oferecer exames para diagnóstico do câncer de colo de útero e mama.
Foto: Philippe Gomes / Secom
Veículo dispõe de equipamentos com tecnologia de ponta, com capacidade para realizar cerca de 60 mamografias e 70 exames de PCCU

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a chegada da carreta que fará atendimento itinerante pelos municípios do Amapá, para o diagnóstico precoce de câncer. A estimativa é de que a unidade móvel do Instituto de Prevenção Hospital de Amor faça uma média de 130 atendimentos por dia, entre exames para o rastreamento do câncer de mama em mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, e o de colo de útero, em mulheres entre 25 a 64 anos, considerados o de maior incidência no Estado.

A chegada da carreta segue o cronograma de atividades do Instituto de Prevenção Hospital de Amor, previsto para iniciar em fevereiro de 2019, junto com a unidade fixa, cuja construção está sendo finalizada na Rodovia Norte/Sul, zona norte da capital, que deverá ser inaugurada no dia 15 de dezembro.

O veículo foi adaptado e dispõe de equipamentos com tecnologia de ponta, com capacidade para realizar cerca de 60 mamografias e 70 exames Preventivo do Câncer de Colo Uterino (PCCU), popularmente conhecido como Papanicolau, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

Segundo o médico responsável pelas unidades externas de prevenção de câncer do Hospital de Amor, Raphael Haikel, a chegada da unidade móvel é uma importante etapa para mudar a história da doença no Amapá. “As obras da unida fixa estão 95% prontas e cronograma segue dentro do esperado. A chegada da carreta representa mais uma nota deste projeto trabalhado junto ao governo para mudar a história do câncer no Estado”, ressaltou Haikel.

Instituto de Prevenção Hospital de Amor

Referência no tratamento e prevenção da doença no Brasil, a direção do Hospital do Câncer de Barretos decidiu mudar o nome das suas unidades em todo o país, para Hospital de Amor, como forma de mostrar que o melhor remédio para tratar a doença é, antes de tudo, o amor.

A parceria para a construção da unidade de diagnóstico começou a ser estabelecida após visitas técnicas dos gestores da saúde ao município de Barretos, em São Paulo, no primeiro semestre de 2015, e foi fortalecida no segundo semestre do mesmo ano quando Raphael Haikel apresentou ao governador Waldez Góes o projeto para construção.

Todo o projeto, incluindo as unidades fixa e móvel, está orçado em R$ 21,4 milhões. A verba foi articulada pelo governo do Estado diretamente com bancada federal amapaense. Os onze parlamentares destinaram recursos através de emendas individuais.