Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 07 de dezembro de 2021 - 20:20h
Governo realiza pesquisa sobre mosquito transmissor da Malária no distrito do Lourenço
Objetivo é identificar os parasitas causadores da doença circulantes nos mosquitos que são vetores.
Por: .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Ascom/SVS
Os mosquitos anófeles estão sendo analisados durante o estudo.

O Governo do Amapá realiza uma pesquisa científica sobre o mosquito transmissor da malária. Os levantamentos estão concentrados na área de garimpo do distrito do Lourenço, município de Calçoene.

O estudo pretende identificar os plasmódios (parasita causador da malária) circulantes nos mosquitos Anopheles (vetor), descrevendo o horário de maior circulação dos insetos e a taxa de infectividade, além de implantar o serviço de detecção de plasmódios em mosquitos por meio da biologia molecular.

A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e Governo do Estado, realizada através do Programa de Pesquisa do Sistema Único de Saúde (PPSUS), e é executada por técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Durante a produção da pesquisa, dois ambientes estão sendo analisados na área de garimpo: um peridomiciliar, próximo às residências, e o outro às margens de fragmento de floresta amazônica, nos arredores das áreas de garimpo.

A equipe tem desenvolvido a pesquisa em três períodos do ano, levando em consideração as condições climáticas da região amazônica e a forma que o mosquito se comporta nestes períodos do ano. O primeiro, na transição do período chuvoso para o seco (maio-junho), o segundo, no período seco (outubro) e o terceiro, na transição do período seco para o chuvoso (novembro-dezembro).

O médico veterinário Fred Monteiro, coordenador do projeto, explica como a pesquisa científica pode ajudar no combate à malária.

“O projeto contribui com a caracterização da fauna anofélica da área estudada, além da descrição dos plasmódios circulantes em mosquitos anofelinos, sendo uma poderosa ferramenta para orientação das estratégias de controle vetorial”, afirmou o técnico.

A pesquisa também norteará a criação e aprimoramento de políticas públicas de combate e controle da malária, doença presente historicamente na região amazônica.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá