sexta, 07 de dezembro de 2018 - 08:46h
Governador anuncia concurso público e inauguração de novos quarteis do Corpo de Bombeiros
Anúncio foi feito durante a solenidade de promoção de oficiais e praças do CBM/AP, ocorrido nesta quinta-feira, 6, em Macapá.
Foto: Philippe Gomes/Secom
Solenidade de formatura de promoção de oficiais e de praças ocorreu no Sebrae, em Macapá

O governador Waldez Góes anunciou algumas ações de valorização do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) para 2019, entre elas, a realização de concurso público, entrega de novos quarteis, formação continuada e promoções. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 6, durante solenidade de formatura de promoção de oficiais e de praças ocorrida no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), em Macapá.

Foram promovidos 110 militares, sendo 35 oficiais aos postos de 2º tenente, coronel, capitão, major e 75 praças aos postos de subtenente e 1º, 2º e 3º sargentos. As promoções ocorreram pelo critério de merecimento, antiguidade e mérito intelectual no Curso de Formação de Sargentos Bombeiros Militar-CEFS.2 2018.

O coronel Wagner Coelho, comandante-geral do CBM/AP, agradeceu aos profissionais por desenvolverem as missões com garra. “Desde 2015, estamos cumprindo a missão de reestruturar a corporação e as promoções dos militares fazem parte desse processo de avanço”, reiterou o comandante.

Em seu discurso, o governador Waldez Góes destacou que o Executivo estadual dará continuidade à política de valorização e fortalecimento da defesa social no Amapá. “É um momento para festejar pela ascensão de carreira dos militares. O compromisso desses profissionais em garantir a vida deve ser reconhecido, diariamente”, enalteceu.

Góes também reconheceu a importância da prestação de serviços dos bombeiros à sociedade. “Anualmente somos desafiados por enchentes e queimadas em nossa região, e os bombeiros têm um compromisso permanente com a prevenção e o socorro às vítimas. Profissionais que tem a atuação altamente reconhecida pela sociedade, em especial por aqueles que recebem ajuda ou foram salvos em uma situação de emergência”, frisou o governador.

Investimentos

Em janeiro deste ano, a corporação adquiriu três viaturas tipo Autotanque (AT) e três conjuntos desencarceradores, que são equipamentos e auxiliam no socorro às vítimas de acidentes de carro, totalizando cinco carros tipo AT.

As viaturas foram frutos de convênio entre o governo estadual e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no valor de aproximadamente R$ 2 milhões. Já os desencarceradores foram adquiridos por meio de cooperação técnica entre o CBM/AP e o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), no valor de R$ 234 mil.

Desde 2015, o Governo do Amapá tem investido no desenvolvimento institucional do Corpo de Bombeiros. A corporação foi contemplada com cursos de formação técnico-profissional, especializações, habilitações e aperfeiçoamentos.

Também foram adquiridos equipamentos, viaturas de combate a incêndio, salvamento, atendimento pré-hospitalar e melhorias estruturais para o fortalecimento da instituição. Foi o caso da construção de piscinas para treinamento de salvamento aquático, mergulho e simulações dos militares e projetos sociais no Comando-Geral do CBM/AP e do 2º Grupamento Bombeiro Militar da zona norte de Macapá.

Aquisições como essas foram conquistadas por emendas federais com contrapartidas do estado em mais de R$ 1 milhão.

Créditos:

Philippe Gomes/Secom