quarta, 07 de dezembro de 2016 - 15:04h
Estudantes do Amapá faturam prata e bronze em torneio nacional de robótica
Equipe vai representar o Estado em competição internacional de robôs em 2017
Foto: CAAHS
Competição foi promovida no final de novembro, mas a lista das equipes vencedoras só foi divulgada nesta quarta-feira, 7
Três alunos do Amapá que formam a equipe MSP de Robótica, conquistaram medalhas de prata e bronze no Torneio Juvenil de Robótica (TJR), disputado no Rio de Janeiro (RJ). A competição foi promovida no final do mês de novembro, mas a lista das equipes vencedoras só foi divulgada nesta quarta-feira, 7, pela organização do evento. Dois alunos que compõem a equipe são da rede estadual de ensino.

Julian Vidal e Tiago Uchôa, alunos das escolas estaduais Everaldo Vasconcelos e São Paulo, respectivamente, localizadas em Santana, compõem a equipe juntamente com o estudante da Escola Visconde de Mauá, Pedro Seruya. Todos são estudantes do Ensino Fundamental e competia pela primeira vez uma etapa nacional.

O trio faturou medalha de prata na categoria ‘Resgate no Plano’, que teve 44 equipes inscritas. O desafio da modalidade consistia em os robôs ter de percorrer, neste caso de maneira autônoma, as linhas que definem o caminho e buscar nos ambientes a serem explorados os objetos alvos que deveriam ser recolocados nos respectivos lugares de destino.

Na categoria ‘Viagem ao Centro da Terra’, a mesa equipe faturou medalha de bronze. Nesta categoria, de forma autônoma, o robô deveria seguir até o centro da espiral do tablado de disputa, onde deveria ainda capturar um objeto, e depois retornar com o objeto para a posição de partida. Concluir o desafio em tempo hábil e sem infrações, garantiria a premiação.

Além das medalhas, os estudantes vão representar o Amapá no Torneio Internacional de Robôs, em 2017. A equipe será premiada na tarde desta quinta, 7, durante a programação do Encontro Estadual Sobre Altas Habilidades em Robótica Educacional, quando também serão premiadas as equipes vencedoras da etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica. O Encontro acontece no auditório do Sesi Amapá.