Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 07 de novembro de 2020 - 16:40h
Procon realiza operação para fiscalizar venda de água e combustível em Macapá
A ação aconteceu após denúncias recebidas pelo órgão durante os dias que o Amapá ficou sem energia elétrica.
Por: Weverton Façanha
Foto: Maksuel Martins
Procon continuará com as inspeções nos bairros da cidade com o apoio da Policia Civil.

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) realizou neste sábado, 7, a primeira etapa da operação “Apagão”, com o objetivo de coibir a prática de preços abusivos nas distribuidoras, mercearias e postos. A ação baseou-se em diversas denúncias que indicavam a cobrança indevida no valor da água mineral e combustível em Macapá.

“Recebemos várias denúncias sobre grandes elevações nos preços de produtos como água mineral e combustível neste período da falta de energia, por isso, montamos esta ação e infelizmente constatamos valores abusivos e, como consequência, alguns estabelecimentos foram notificados e outros autuados”, informou o diretor-presidente do Procon, Eliton Franco.

Durante a fiscalização foi constatado na loja de conveniência de um posto de combustível no bairro Araxá, na zona sul da capital, o valor da água mineral de 1,5L  sendo vendido por R$ 6,00 e o frasco de 200ml sendo comercializado a R$ 4,00. O estabelecimento foi autuado e notificado a prestar esclarecimentos ao Procon, também, sobre o preço do combustível, no prazo de 72h.

Em outro ponto comercial as equipes constataram produtos sendo vendidos fora do prazo de validade e, como consequência, o comércio foi autuado e os produtos foram retirados das prateleiras.

Nos próximos dias o Procon continuará com as inspeções nos bairros da cidade, que também terá participação da Policia Civil, através da Delegacia de Defesa do Consumidor.

Como denunciar?

Caso o consumidor sinta-se lesado ou identifique aumento abusivo de preço, denúncias podem ser registradas através do número 151 ou nas redes sociais do instituto.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá