Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 07 de agosto de 2019 - 20:00h
Polícia Civil prende 37 homens por violência doméstica no Amapá
Operação ‘Marias’ foi comandada e executada por policiais mulheres em alusão aos 13 anos da Lei Maria da Penha.
Por:
Foto: Ascom / Polícia Civil
Pela primeira vez, uma operação da Polícia Civil do Amapá foi executada apenas por mulheres

Nesta quarta-feira, 7, dia em que a Lei Maria da Penha completa 13 anos em vigência, a Polícia Civil do Amapá deflagrou a “Operação Marias” e prendeu 37 homens por crimes relacionados à violência doméstica, em Macapá e em outros municípios do Estado.

Pela primeira vez, uma operação coordenada pela Delegacia-Geral de Polícia Civil foi executada apenas por mulheres, que correspondem a 40% do efetivo do órgão. Os homens acompanharam como apoio.

Durante a ação policial, um homem um homem foi preso em flagrante quando agredia a mulher, na zona sul de Macapá. “A Polícia Civil está atuando para combater esse tipo de violência e garantindo que as prisões sejam efetuadas”, informou o delegado-geral de Polícia Civil, Uberlândio Gomes.

De acordo com o relatório emitido pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres do Amapá (SEPM), em 2018 foram realizados 12.741 atendimentos às vítimas de violência doméstica.

Quando uma mulher sofre esse tipo de violência, seja física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial, deve procurar a Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM), Hospital de Emergência, Centros de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf) e os Centros de Atendimento à Mulher (Cram).

No Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) uma equipe acompanha denúncias feitas pelo disque 180. O Governo do Amapá também criou o Aplicativo Denuncie Mulher Amapá e mantém a casa de Abrigo Fátima Diniz, para atender a mulher ameaçada de morte.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá