Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 06 de julho de 2016 - 10:34h
Vacina contra HPV é disponibilizada o ano inteiro nas UBSs
A vacina é uma estratégia do Ministério da Saúde para combater o único câncer que pode ser evitado: o do Colo de Útero.
Por:
A campanha de vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) iniciou em março deste ano e dados da Coordenadoria de Vigilância e Saúde (CVS) mostram que, após três meses de campanha, os municípios só conseguiram alcançar 27,02% do público feminino entre 09 e 13 anos.

No anos passado, os números também não foram satisfatórios. Das 24.022 meninas do grupo prioritário, apenas 16.163 tomaram a primeira dose. No reforço - que deve ser tomado seis meses após a primeira dose - os números são ainda piores: apenas 8.561 meninas foram imunizadas. Com isso o Estado alcançou apenas 67,28% da meta vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) que é de 100%.

Neste sentido a Secretaria de Estado da Saúde chama atenção dos pais e responsáveis de meninas que tenham entre 09 e 13 anos, público alvo da campanha, quanto a importância de se vacinar. O trabalho de reforço também está sendo feito junto às secretarias municipais de Saúde para que intensifiquem a campanha.

 

Proteção

A vacina protege contra o HPV, que atualmente representa a terceira causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. Ela foi introduzida no Calendário Nacional em 2014 como mais uma estratégia de saúde pública para reforçar as ações de prevenção do câncer do colo do útero.

O vírus é transmitido via relação sexual e a estimativa da Organização Mundial da Saúde é que somente este ano surjam mais de mil novos casos da doença.

Para coordenadora da imunização do Estado, Janaina Leite, algumas estratégias recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS) são fundamentais para atingir a meta. "Uma dica dada pelo MS é utilizar a estratégia mista, onde a vacina é disponibilizada nas escolas e nas unidades de saúde", informou.

Ela explicou ainda que o ideal, antes de levar a vacina para as escolas, é realizar um trabalho de conscientização e sensibilização entre as alunas. "Orientar os professores de biologia e ciências a introduzirem nas aulas assuntos relacionados com o HPV".

 

Esquema Vacinal

Este ano, o Ministério da Saúde fez mudanças e a vacina passou a ser ofertada em duas doses durante todo o ano e não somente no período da campanha. O esquema vacinal para meninas de seis a treze anos consiste na administração de duas doses com intervalo de seis meses. Já para meninas e mulheres de 09 a 26 anos que vivendo com HIV/AIDS, o esquema vacinal consiste na administração de três doses com intervalo de dois meses entre elas.

 

Como encontrar

A vacina contra HPV está disponível nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde de todos os municípios o Estado. O horário de funcionamento das salas costumas ser de 8h às 12 e de 14h às 17h.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá