Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 07 de julho de 2020 - 16:36h
Governo do Amapá distribui 6 mil testes rápidos para covid-19 aos municípios  
Ampliação da testagem vai auxiliar o Estado na decisão de novas medidas para o controle da doença 
Por:
Foto: Albenir Sousa
O material destinado aos municípios é parte de um investimento de R$1,92 milhão feito pelo Governo do Amapá em 20 mil testes que chegaram ao estado no fim de junho.

O Governo do Amapá iniciou a distribuição de 6 mil testes rápidos para a detecção de anticorpos do novo coronavírus às secretarias de saúde dos 16 municípios. A iniciativa amplia a testagem e faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado para o controle da covid-19.  

Os testes estão disponíveis na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Nove municípios já buscaram o material que será aplicado de acordo com a demanda priorizada pelas prefeituras. O resultado desta aplicação vai auxiliar o Estado na decisão de novas medidas de enfrentamento à pandemia, explicou o secretário da Sesa, Juan Mendes.  

"É papel do Estado a governança no combate à covid-19. Nesse sentido, a ampliação de testes contribui para termos uma visão mais objetiva das políticas de saúde que devemos executar. É uma forma do Estado auxiliar os municípios e, em contrapartida, ter um enfrentamento da pandemia com uma maior capilaridade", disse o secretário.  

Investimentos em testagem  

O material destinado aos municípios é parte de um investimento de R$1,92 milhão feito pelo Governo do Amapá em 20 mil testes que chegaram ao estado no fim de junho. Parte da remessa – seis mil - será distribuída para rede hospitalar estadual e outros seis mil para as Unidades Mistas de Saúde, neste caso os exames serão aplicados exclusivamente em profissionais da saúde estadual.  

Como funciona o teste rápido?  

O teste detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM) - que são defesas produzidas pelo corpo contra o novo coronavírus. Com isso, é possível detectar se a pessoa já teve a doença ou se está com o vírus ativo no organismo. O resultado sai entre 10 e 20 minutos.  

Além da ampliar a capacidade de testes, o governo tem apoiado os municípios, áreas indígenas e comunidade quilombola no enfrentamento ao novo coronavírus. A distribuição precoce de medicamentos do protocolo de tratamento, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a expansão da rede de atendimento para covid-19 são algumas medidas executadas que tem impactado positivamente na redução dos índices de letalidade e do número de casos confirmados. 

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá