quarta, 07 de julho de 2021 - 20:30h
Festa de São Tiago 2021 será restrita à vila de Mazagão Velho
Comissão organizadora da festividade divulga programação; tradição completa 244 anos
Por: Gabriel Penha
Foto: Gabriel Penha/Arquivo/GEA
No dia 25 de julho, as imagens de São Tiago e São Jorge percorrem as ruas de Mazagão Velho em carreata

A comunidade da vila de Mazagão Velho, no Município de Mazagão divulga a programação da Festa de São Tiago 2021, que, em sua 244ª edição, será restrita aos moradores da localidade devido à pandemia de covid-19.

Assim como em 2020, será mantida apenas a parte religiosa da celebração, que acontece de 16 a 28 de julho sob realização da comunidade de Mazagão Velho, com apoio do Governo do Estado e da prefeitura municipal.

Os festejos irão respeitar todas as normas de segurança dos decretos vigentes e as medidas sanitárias de prevenção à covid-19. O acesso à vila será restrito aos moradores, com cadastro e identificação de seus veículos. À pedido da Comissão Organizadora, a Prefeitura de Mazagão deverá decretar lockdown na vila, para evitar aglomerações.

Programação 2021

No dia 16, primeiro dia da programação, será mantida a alvorada festiva, apenas com a queima de fogos. Ao meio-dia, o toque das caixas (tambores) e dos sinos na igreja e, à noite, novenas a partir das 18h30 e às 19h30, acontece uma transmissão ao vivo pela internet com a cultura e tradição de Mazagão Velho como tema central.

As novenas e celebrações na igreja acontecem de 17 a 23 de julho, a partir das 18h30; no dia 24 de julho, a live terá como tema o episódio da Entrega dos Presentes e o tradicional Baile de Máscaras.

No dia 25 de julho, dia de São Tiago, haverá missa campal na frente da capela do Santo a partir de 8h, respeitando o distanciamento social e o limite de 150 pessoas, além da obrigatoriedade do uso de máscara e álcool em gel. Em seguida, as imagens de São Tiago e São Jorge percorrem as principais ruas da vila e bênção chegada na frente da igreja. À noite, uma live reconta os episódios da festividade e o enredo da encenação da batalha entre mouros e cristãos.

A programação segue até o dia 28, com missa campal na frente da igreja e uma live sobre a Festa de São Tiago das Crianças. A comunidade tem o propósito de manter a tradição, mas com os devidos cuidados de manter as medidas de prevenção e segurança contra a Covid-19.

“A pandemia mudou a rotina do mundo. Queremos manter os rituais religiosos da Festa de São Tiago, homenagear as vítimas da Pandemia e manter viva nossa maior expressão cultural, já que se trata de uma das mais importantes festividades religiosas e culturais do Amapá”, assinala Tiago da Assunção Belo dos Reis, coordenador da Comissão Organizadora da festa.

Confira a programação:

Dia 16 de julho (sexta-feira):

12h – Toque do meio-dia na frente da igreja;

- Mini-transladação das imagens/carreata;

18:30h – Celebração;

19:30h - Live sobre a Festa de São Tiago;

De 17 a 23 de julho:

18:30h – Novena/celebração;

Dia 24 de julho (sábado):

18:30h – Celebração/novena;

20h - Live sobre a Entrega dos Presentes e Baile de Máscaras;

Dia 25 de julho (domingo):

5h – Mini-translado das imagens dos Santos;

8h – Missa campal na frente da Capela – respeitando o distanciamento social;

9h – Carreta com as imagens de São Tiago e São Jorge pelas ruas de Mazagão Velho;

10h – Bênção na chegada na Igreja;

12h – Toque do meio-dia na frente da Igreja;

15h – Live sobre o enredo, capítulos e contexto histórico e cultural da Festa de São Tiago;

19h – Queima de fogos em louvor ao dia de São Tiago;

Dia 27 de julho (terça-feira):

18:30h – Celebração/novena na igreja;

Dia 28 de julho (quarta-feira):

5h – Mini-translado das imagens dos Santos;

8h – Missa campal (área em frente à Igreja);

9h – Carreta com as imagens de São Tiago e São Jorge com as figuras da festa das crianças pelas ruas de Mazagão Velho;

– Live sobre a Festa de São Tiago das crianças.

12h – Toque do meio-dia na frente da igreja.