quarta, 20 de janeiro de 2016 - 10:22h
Prorrogadas as inscrições para o programa “Missão Pedagógica no Parlamento”
O objetivo é oferecer aos educadores formação em educação para a democracia.
Os professores da rede pública de ensino ganharam mais tempo para se inscreverem no programa “Missão Pedagógica no Parlamento”. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o prazo foi prorrogado até o dia 22 de fevereiro. O objetivo é oferecer aos educadores formação em educação para a democracia.

O programa é uma iniciativa da Câmara dos Deputados e busca a construção de uma rede nacional de educadores sensibilizados com a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.

Para entrar no programa os interessados devem se inscrever no processo seletivo, cuja primeira etapa é a participação no curso “Educação para a Democracia e o Parlamento”, que será ministrado à distância. São disponibilizadas 216 vagas preenchidas por sorteio eletrônico, sendo 8 por estado e DF.

Os 54 participantes com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, serão convocados para participar do programa.

Os convocados vão participar de uma intensa semana de formação em Brasília. Dentro da programação haverá um módulo de elaboração de projetos à distância, quando os professores aprendem e socializam saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos, e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, irão conhecer de perto a Câmara dos Deputados e o Poder Legislativo. As despesas para são custeadas pela Câmara dos Deputados.

Os interessados devem atuar nos ensinos Fundamental e/ou Médio em escolas públicas como professores regentes, coordenadores ou orientadores pedagógicos, e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e Poder Legislativo com os alunos.

Os participantes que concluírem com êxito o programa serão certificados pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados em 120 horas.

As inscrições podem ser feitas por meio do endereço http://www.educacaoadistancia.camara.leg.br/missao_pedagogica/2016/formulario_inscricao.php. O sorteio eletrônico está previsto para acontecer no dia 24 de fevereiro.