domingo, 01 de maio de 2016 - 14:59h
Instalação do Distrito Industrial de Mazagão é discutida em audiência pública
Por: Leidiane Lamarão
A Prefeitura Municipal de Mazagão, juntamente com o Governo do Estado do Amapá (GEA), através da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, realizou na manhã de sábado, 30/4, a primeira audiência pública para tratar sobre a instalação do Distrito Industrial no Município de Mazagão. Este é o segundo passo dado pela prefeitura para que a execução do projeto ocorra todo dentro do que determina a lei.

No mês de fevereiro deste ano, a Agência Amapá fez a entrega da minuta do decreto orientando sobre a “instituição de área funcional de interesse público”, localizada no município de Mazagão-AP. De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Eliezir Viterbino, um novo distrito industrial vai contribuir para a geração de emprego, melhorias de renda e de apoio à expansão dos negócios locais e ainda proporcionar a atração de investimentos de empresas de fora do Estado.

“Ficamos muitos felizes em apoiar esta ideia do prefeito Dilson, pois ela se encaixa exatamente no modelo de gestão do atual governo, que tem o setor econômico como o eixo principal de sua gestão.  A Agência Amapá vem trabalhando com três frentes muito importantes, que é dar a devida atenção aos nossos empresários locais; recepcionar os empreendedores que vêm de fora do Estado e, numa outra fase, fazer a prospecção de empresas lá fora. Então, é neste sentido que nós estamos dispostos a contribuir com o projeto de instalação de um novo Distrito Industrial para o Amapá” disse.

O prefeito Dilson Borges destacou a nova fase do município de Mazagão, que, segundo ele, é o início de um processo de grande desenvolvimento econômico não só para a cidade, mas também para toda a economia amapaense. “Temos a certeza de que Mazagão será o propulsor da economia do Estado do Amapá. Estamos construindo a base para que, num futuro bem próximo, os munícipes mazaganenses possam se orgulhar do desenvolvimento desta cidade” destacou.

Borges também deu destaque à recente aprovação do projeto de lei complementar do deputado estadual Pedro da Lua, que inclui Mazagão à região metropolitana de Macapá. “Com a integração vamos poder usufruir de muitos avanços em todos os setores”.

Depois da fala das autoridades, a palavra foi franqueada à plateia composta por jovens e adultos que fizeram questão de participar da audiência pública. Aldaiz Flexa, morador de Mazagão, pediu que as empresas comuniquem à comunidade o tipo de qualificação que eles irão precisar, para que todos possam buscar o curso adequado para se capacitar. “Nós, que somos moradores de Mazagão, não queremos apenas olhar o desenvolvimento acontecer, nós queremos fazer parte disso também. Por isso, é importante que a gente se qualifique, para que possamos ser contratados nesses novos empreendimentos” observou.

Sobre o questionamento, o presidente Viterbino disse que esta também é uma preocupação da Agência Amapá e garantiu que tratativas neste sentido já estão ocorrendo junto às empresas e instituições capacitantes.

A audiência pública contou com a participação de vários órgãos como o Incra, Companhia Nacional de Abastecimento (Conabe), Secretaria de Patrimônio da União (SPU), IBGE, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Câmara de Vereadores de Mazagão, Agência Amapá, além dos deputados André Abdon e Cabuçú Borges. Participaram também alguns empresários que já aguardam para se instalar no Distrito Industrial de Mazagão, dentre eles Marcos Henrique Melo de França, representante de um grupo turco que pretende instalar uma fábrica de cimento que vai investir cerca de R$ 20 milhões em seu empreendimento no Amapá, com a geração de 240 empregos diretos e indiretos.