Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 19 de fevereiro de 2016 - 10:30h
Governo e empresa Total lançam edital para financiar projeto de energia renovável
O principal objetivo do edital é selecionar um projeto socioambiental que promova o desenvolvimento sustentável, com a participação da comunidade local.
Por:
O Governo do Amapá, em parceria com a Total E&P do Brasil, lançou na manhã desta sexta-feira , 19, edital para selecionar projeto ligado a energias renováveis. O edital faz parte de um Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), e a empresa para incentivo à pesquisa. Instituições de ensino superior e institutos de pesquisa do Amapá podem inscrever projetos e participar da seleção.

O principal objetivo do edital é selecionar um projeto socioambiental que promova o desenvolvimento sustentável, com a participação da comunidade local e foco em tecnologias. Dentro do tema Energia e Sustentabilidade, podem ser inscritos projetos de energias renováveis relacionados ao aproveitamento, tratamento ou uso da água, ao planejamento do uso sustentável de resíduos e, também, à geração de energia renovável.

Os projetos devem ser desenvolvidos de forma que atendam às necessidades de alguma comunidade de um dos municípios que fazem parte da área de estudo da atividade de perfuração marítima nos blocos que a empresa Total opera na Bacia da Foz do Amazonas (Oiapoque, Calçoene, Amapá, Itaubal, Macapá ou Santana). “Queremos que as instituições pensem em projetos que transformem a sociedade, para que possamos investir em algo que deixe um legado positivo e que perdure por gerações futuras”, disse o diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Total, Cláudio Costa. 

Desenvolvimento sustentável

O coordenador de projetos da Fapeap, Edilson Mendes Pereira, completou dizendo que a ideia é promover o desenvolvimento sustentável de comunidades em estado de vulnerabilidade socioambiental. “Visamos à melhoria da qualidade de vida através do aproveitamento das potencialidades locais, direcionadas à produção de energia renovável, valorizando os conhecimentos culturais e tecnológicos e a geração de informações”, declarou.

A Fapeap será responsável pela gestão do projeto selecionado no edital, com o acompanhamento da Total, que já aportou para a Fundação o valor de R$ 1 milhão para a elaboração e implementação do projeto vencedor.

Os projetos devem ser inscritos diretamente no Sistema de Gestão de Projetos (Sigfapeap) – plataforma digital da fundação –, no formato determinado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. A partir do dia 22, os interessados deverão ficar atentos ao site da instituição (http://www.fapeap.ap.gov.br/) que informará o prazo das inscrições.

Gerenciamento

Segundo Edilson Pereira, após a execução do projeto escolhido, a comunidade onde ele será implantado vai tomar conta do mesmo. “Os moradores serão treinados para gerenciar e dar continuidade no projeto vencedor”, disse.

Estiveram presentes no evento de lançamento do edital os representantes da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para eles, oportunidades para desenvolver pesquisas são sempre importantes, principalmente, em um período de crise econômica como a que o Brasil vive hoje. “Qualquer recurso para pesquisa é importante, principalmente em projetos como esse que são criados para beneficiar a sociedade”, declarou entusiasmado o chefe em exercício da Embrapa, Nagib Melém .

No final da execução do projeto, um livro será produzido para apresentar os resultados alcançados.

Sobre a Total

A Total é uma das maiores empresas globais do setor de energia. É a quarta maior empresa privada de óleo e gás do mundo e a segunda maior operadora em energia solar. Presente em mais de 130 países, a Total possui 100 mil colaboradores e atua de forma integrada desde a descoberta de novos recursos até a comercialização de produtos e serviços para os consumidores. No Brasil, a Total possui um portfólio robusto e diversificado no setor de óleo e gás, composto por 17 blocos marítimos, com foco em águas profundas. A empresa é operadora de cinco blocos localizados na Bacia de Foz do Amazonas - FZA-M-57, FZA-M-86, FZA-M-88, FZA-M-125 e FZA-M-127- em consórcio com as empresas BP e Petrobras.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá