Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 01 de maio de 2016 - 15:05h
Governo do Estado comemora Dia do Trabalhador com grande ação social e de cidadania
Durante o evento, realizado no Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, na Zona Sul de Macapá, estima-se que, cerca de 16 mil pessoas, passaram pelo local.
Por:
O trabalhador amapaense foi lembrado e homenageado neste domingo, dia 1º, com uma grande ação social e de cidadania, coordenada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), através da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo do Estado (Sete). Durante o evento, realizado no Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o Zerão, na Zona Sul de Macapá, estima-se que, cerca de 16 mil pessoas, passaram pelo local.

Mais de 100 serviços foram oferecidos gratuitamente aos trabalhadores formais, informais, autônomos, estudantes, sociedade em geral e seus familiares nas áreas de saúde, educação, lazer, esporte, cultura e cidadania. Para essa ação, o GEA contou 40 parceiros da iniciativa pública e privada do Estado.

Um dos espaços mais procurados nesta manhã foi o balcão de empregos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) Central, que realizou a intermediação de mão de obra com recebimento de currículos o oferta de 100 vagas de emprego de empresas locais.

Segundo o diretor do Sine, Uriel Bastos, logo no início do atendimento, às 8h, a procura já era grande e foram distribuídas senhas a todos os interessados. “Mais de 600 pessoas procuraram o balcão. O trabalhador fez seu cadastro e, conforme o perfil que as empresas nos solicitaram, fizemos as seletivas e já encaminhamos os candidatos”.

Foram disponibilizadas vagas de auxiliar administrativo, serviços gerais, carpinteiro, açougueiro, balconista, vendedor, repositor, nivelador, entre outras. No espaço houve ainda orientações vocacionais, psicológica e jurídica voltadas ao mercado de trabalho e requisição de Seguro-desemprego.

De olho em uma oportunidade no mercado de trabalho, Conceição Pereira da Costa foi cedo até o Zerão para encaminhar seu currículo. Desempregada há oito meses, ela estava em busca de uma vaga de serviços gerais. “Achei ótima essa iniciativa. Espero conseguir voltar a trabalhar”, declarou.

Outra novidade na ação social deste domingo foi a participação de instituições que integram o Sistema S no Estado do Amapá. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) atuou como parceiro do Sine. O trabalhador que precisou emitir currículo para entregar no balcão de ofertas teve a oportunidade de fazer isso durante o evento, gratuitamente, em uma das três unidades móveis o Senai, que também ofereceram cursos à distância e demonstração de trabalhos em altura e prática de construção.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) ofertou cortes de cabelos masculino e feminino, aferição da pressão arterial e orientação sobre prevenção de hepatite. Já o Serviço Social do Comércio (Sesc) levou para o local a BiblioSesc – Biblioteca Móvel, onde ofereceu às crianças jogos recreativos e pintura facial. Já o Sebrae realizou palestras e orientações sobre empreendedorismo.

O Sest/Senat realizou simulação de atendimento e socorro de acidente de trabalho, fisioterapia, nutrição, psicologia e palestra (saúde bucal). Já o Serviço Social da Indústria (Sesi) colocou à disposição do trabalhador e seus familiares teste de audiometria, palestra sobre saúde bucal, aplicação de flúor, massoterapia, verificação de pressão arterial, exame de glicemia capilar, ginástica laboral, jogos de salão, verificação de Índice de Massa Corporal (IMC) e distribuição de panfletos educativos.

Para o superintendente Corporativo do Sesi e do Senai, Antonio Carlos Sampaio Quintiliano, a participação do Sistema S no evento foi uma oportunidade única e pioneira da atuação de todo o grupo, simultaneamente, em uma grande ação do governo. “Cada instituição ofereceu seus serviços, dentro de sua expertise. Saímos daqui muito satisfeitos com os resultados e com a demanda de atendimentos que realizamos”, frisou.

Tribunais

O Judiciário também levou suas unidades itinerantes para prestação de serviço nesse dia do trabalhador. O Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) prestou atendimentos de reclamação com os Juizados Especiais Cíveis, Fazenda Pública e da Micro Empresa, pedido de 2ª via de Certidão de Nascimento ou de Casamento, reconhecimento de paternidade, serviços da Justiça Itinerante, orientação, informação e atendimentos da Infância e da Juventude e soluções de conflitos e cidadania e ainda mediação escolar.

A desembargadora Stella Ramos afirma que é uma tradição o Judiciário sair dos seus prédios e que neste domingo não poderia ser diferente. “Nossa Justiça é itinerante e sempre que há projetos onde podemos participar, nós vamos, sobretudo, no Dia do Trabalhador”.

As pessoas que foram até o Zerão e estavam com alguma pendência eleitoral, puderam regularizar suas situações neste domingo e poderão votar tranquilamente nas eleições municipais de 2016. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) esteve presente com a expedição do primeiro Título Eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão eleitoral e segunda via.

Segundo a secretária de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Marciane Santo, o evento visou a valorização do trabalhador amapaense, ofertando serviços de interesse dele, na área da saúde, lazer, entretenimento, cidadania. “O trabalhador pôde sair com a regularização dos seus documentos, ajuizar uma ação, conquistar uma vaga de trabalho”.

Para a secretária, este foi um dia de reflexão e de festa, uma homenagem a todos os trabalhadores do Amapá, em um ambiente que foi pensado para agregar todos os serviços.

Outros serviços

O Siac Superfácil da Zona Norte também foi parceiro do Dia do Trabalhador. A instituição emitiu Carteira de Identidade (1ª e 2ª vias), Carteira de Trabalho e cartão do SUS. As unidades móveis da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) realizaram atendimentos nas áreas de assistência social, psicopedagogia, fisioterapia, psicológica, assistência jurídica, distribuição de kits, palestras e oficinas.

Outra grande parceira foi a Secretaria de Desporte e Lazer (Sedel) com atividade como: jogos recreativos, aulão de zumba, torneio de futebol e a Corrida do Trabalhador – Desafio na Madrugada, com o apoio direto da Federação Amapaense de Atletismo.

A equipe da Secretaria de Educação do Estado (Seed) realizou a doação de livros, orientação quanto à conservação de livros, contação de histórias, teatro infantil e dinâmica (jogos e brincadeiras). O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) fez atendimento ao público com orientação e informações previdenciárias, além de distribuição de material informativo voltada ao trabalhador.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá