quarta, 04 de maio de 2016 - 15:45h
Amapá participará da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
O Amapá será representando por 30 delegadas na 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá entre os dias 10 a 13 de maio, em Brasília-DF. Com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, o evento vai discutir e aprovar o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. O documento trará diretrizes a serem seguidas em todo o território nacional para a construção de políticas públicas estruturantes que assegurem às brasileiras empoderamento econômico e igualdade de gênero.

A 4ª Conferência Nacional encerra um longo processo de mobilização que teve início com as etapas preparatórias – conferências Municipais e Estaduais. No Estado do Amapá as discussões e levantamentos de propostas, demandas e diretrizes começaram nas Conferências Municipais, realizadas a partir de 5 de agosto de 2015, no município de Tartarugalzinho, e se encerraram na capital nos dias 29 e 30 de outubro, durante a Conferência Estadual, quando foram eleitas 11 delegadas representantes governamentais e 19 da sociedade civil, totalizando 30 mulheres que representarão o Estado, envolvendo mulheres de diferentes segmentos, como mulheres negras, com deficiência, indígenas, quilombolas, urbanas, do campo, das águas e das florestas, parteiras, LBTs, religiosas, sindicalistas, jovens, idosas, transgênero e vítimas de escalpelamento.

De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, Silvanda Duarte, as propostas aprovadas na Conferência Estadual, foram apresentadas e contempladas no Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres que será discutido na Conferência Nacional. “Esse é um passo importantíssimo na afirmação de nossos direitos e na luta por aqueles que ainda não conquistamos”, ressaltou.