Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 07 de maio de 2021 - 13:40h
Amapá registra diminuição na procura por preservativos durante a pandemia.
Este ano foram distribuídos 270 mil preservativos para 15 municípios, sendo que no ano passado, no mesmo período, já haviam sido distribuídos 409 mil unidades.
Por:
Foto: Nathan Zahlouth
Preservativos estão disponíveis de forma gratuita em UBSs e locais de grande circulação.

Levantamento feito pela Superintendência de Vigilância e Saúde do Amapá (SVS) nos primeiros meses de 2021 apontou redução na procura por preservativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Isso fez com que o material recebido pelo Estado para ser distribuído aos municípios acumulasse no estoque.

Os municípios de Tartarugalzinho, Calçoene, Oiapoque, Itaubal e Ferreira Gomes, por exemplo, não solicitaram e nem tiveram interesse em buscar seus insumos, mostrando o recuo na utilização de preservativos.

"É um fenômeno comportamental causado pela pandemia da covid 19. A procura por preservativos nos postos de saúde e locais de distribuição nunca foi tão baixa, o que pode ser um  dado preocupante, visto que a prevenção ainda é o melhor método para evitar as doenças sexualmente transmissíveis", comentou o técnico do setor de Doenças Transmissíveis, Vencelau da Conceição.

Este ano foram distribuídos 270 mil preservativos para 15 municípios, sendo que no ano passado, no mesmo período, já haviam sido distribuídos 409 mil preservativos.

Em média o Estado recebe cerca de 3 milhões de preservativos por ano, fora a cota descentralizada de Macapá, que vem diretamente do Ministério da Saúde (MS). 

A SVS, em parceria com os municípios, continuará realizando campanhas de concientização para a prática de relações sexuais seguras, inclusive de forma adaptada em meio a pandemia. Os preservativos gratuitos, ficam disponíveis nas UBSs e órgãos públicos, além de locais com grande circulação de pessoas. 

"A prevenção com preservativos sempre é o melhor caminho para evitar contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, como DSTs e Aids. E tudo isso passa pela conscientização das pessoas", enfatizou Dorinaldo Malafaia, superintende da SVS no Amapá.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá