O Governo do Amapá prossegue com a instalação das barreiras de segurança - denominadas barreiras New Jersey - nas vias duplicadas da Rodovia Duca Serra (AP-020). As muretas de concreto servem para aumentar a segurança e organizar o trânsito na rodovia que liga os municípios de Macapá, Santana e Mazagão.
De acordo com o diretor de trânsito da Secretaria de Estado de Transporte (Setrap), Andrey Rego, a instalação vai dar mais segurança e canalizar o fluxo de veículos na rodovia. “As barreiras buscam evitar que os condutores façam manobras de retorno no meio da pista”, frisou o diretor.
As New Jersey são feitas por blocos de concreto pré-moldado de alto desempenho que, interligados, formam uma espécie de parede de proteção. Quando ocorre um acidente, o sistema é capaz de absorver o impacto e redirecionar o veículo na trajetória inicial, devido principalmente, à base inclinada e flexibilidade da estrutura.
O diretor explicou que serão implantados três retornos para veículos, sendo um no Goiabal, um no Marabaixo e outro no Cabralzinho, todos na zona oeste da capital. “Além disso, há a possibilidade de implantarmos mais dois retornos, um na área da Embrapa, também no Cabralzinho, e outro próximo às instituições de ensino superior que existem naquela região”, esclareceu.
Duplicação
O projeto de duplicação de 17 quilômetros da Rodovia Duca Serra começou em frente ao 34º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), no bairro Alvorada, em Macapá, e se estende até as proximidades do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM) no município de Santana. Todo o trabalho é executado por administração direta da Setrap.
O diretor informou que a obra deverá ser concluída ainda em 2019. O projeto inclui a construção da nova ponte sobre a Lagoa dos Índios, que precisa estar de acordo com a nova extensão da pista evitando, assim, o afunilamento do trânsito. “A previsão de conclusão da duplicação da rodovia é para dezembro, incluindo a ponte, as barreiras e todos os retornos”, ressaltou Rego.
Maksuel Martins / Secom