Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 07 de fevereiro de 2018 - 19:32h
Governo monta planejamento de segurança pública para o Carnaval 2018
Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Procon estão mobilizados para garantir a segurança e direitos dos foliões na capital e interior do Estado.
Por: Da Redação .Colaboradores: Mônica Silva
Foto: Arquivo/Secom
O desfile do bloco A Banda, considerado o maior evento de carnaval de rua do Amapá, contará com um efetivo de 361 policiais.

O Governo do Amapá mobilizou todos os órgãos de segurança pública para atuar nas programações do Carnaval 2018 na capital e interior do Estado. Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP), Polícia Militar (PM) e Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) estão com efetivo preparado para os eventos.

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ericláudio Alencar, orienta os foliões que não saiam de casa com bolsas e objetos de uso pessoal que chamem atenção de criminosos. E que também evitem o consumo excessivo de álcool. “Todos os órgãos de Defesa Social estão mobilizados para atender ao chamado do cidadão”, reforçou.

Polícia Civil

A Polícia Civil estará de prontidão nos Centros Integrados em Operações de Segurança Pública (Ciosps) e delegacias, para atender as ocorrências trazidas pela Polícia Militar.

Os policiais civis também darão suporte ao trabalho dos Conselhos Tutelares na fiscalização da presença de menores de idade nos eventos carnavalescos, bem como a venda de bebidas alcoólicas para quem tem menos de 18 anos.

Conforme o delegado Francisco Roberto Martins, a maioria dos casos registrados nesse período, envolve mulheres e menores de idade.

Polícia Militar

A Polícia Militar montou um planejamento para mais de 500 homens, 46 viaturas e 32 motocicletas para garantir o policiamento na capital Macapá e municípios de Santana, Mazagão, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Amapá, Tartarugalzinho e Pracuúba.

O desfile do bloco A Banda, considerado o maior evento de carnaval de rua do Amapá, contará com um efetivo de 361 policiais, 17 viaturas e 21 motocicletas durante o percurso na terça-feira ‘gorda’ de carnaval, no dia 13 de fevereiro. Há mais de 50 anos o bloco reúne milhares de foliões pelas ruas e avenidas de Macapá e, em 2018, estima a participação de 170 mil brincantes.

O trabalho da PM seguirá o mesmo esquema dos anos anteriores, com o posicionamento estratégico dos policiais na concentração, durante e, no fim do percurso, segundo informou o coronel Wellington Nunes. Ele também disse que a PM vai trabalhar com elevados em pontos do percurso para melhor visibilidade e detecção de eventuais ocorrências.

Ainda em Macapá, o policiamento está garantido no desfile de blocos das zonas norte e sul (17 e 18 de fevereiro), Beira-Rio (10 e 11 de fevereiro) e programação do “Carnavelhinhos” (11 de fevereiro), no bairro Jardim Equatorial.

Já o segundo maior evento de carnaval do Estado, que ocorre no município de Santana com o tradicional Corredor da Folia, contará com um efetivo de 348 militares e 15 viaturas com o suporte de outros batalhões, de 10 a 13 de fevereiro. Este ano, a expectativa de público é de 200 mil foliões.

O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) reforçarão as fiscalizações nos arredores dos eventos carnavalescos, para cumprimento da Lei Seca.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar também preparou o seu efetivo para atuar nas programações carnavalescas dos municípios com a disposição de observadores de risco, guarnições, viaturas, combate a incêndio, salvamento e ambulância com médico e enfermeiro para atendimento pré-hospitalar. O trabalho médico contará o suporte de veículos de socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O CBM/AP orienta aos organizadores de blocos carnavalescos e comerciantes, principalmente, nos locais onde haverá palcos e arquibancadas e sistemas de som, que oficializem suas atividades com antecedência junto à corporação, para que seja garantida a segurança dos foliões.

Procon

O Instituto de Defesa do Consumidor está nas ruas desde 29 de janeiro com a Operação Procon Folia, para manter uma relação equilibrada entre fornecedor e consumidor. Até o dia 11 de fevereiro, fiscais percorrem lojas que vendem produtos carnavalescos para verificar se o direito do consumidor está sendo garantido. A ação se estende a hotéis, pousadas, agências de viagens e quiosques da Beira-Rio.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá