Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 07 de janeiro de 2020 - 18:15h
Inicia verificação de taxímetros de veículos em Macapá
De acordo com o Ipem, responsável pela aferição, 979 taxis devem realizar o procedimento iniciado este mês e que segue até o dia 30 de março.
Por:
Foto: André Rodrigues
Verificação dos taxímetros é obrigatória e deve ser feita anualmente

O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) iniciou no dia 2 a aferição de taxímetros dos 979 veículos que circulam em Macapá. Inicialmente, o procedimento é para os taxis com placas terminadas em 1, 2, 3, e 4. No mês de fevereiro, placas com numeração final 5, 6 e 7. A ação segue até 30 de março, com as placas com final 8, 9 e 0.

Segundo o coordenador técnico operacional do Ipem/AP, Ronildo Nobre, os taxistas de Macapá devem procurar a sede do órgão, localizada na Avenida Aurino Borges, São Lázaro, com os seguintes documentos:

  • Certificado de verificação do ano anterior
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRVL)
  • Cartão de identificação do permissionário
  • Comprovante de endereço atualizado
  • Comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 52,18

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h30.

“Trata-se de um procedimento anual que garante segurança nas corridas aos usuários de táxis. O permissionário que não comparecer estará sujeito às penalidades previstas na Lei 9933/99”, alertou.

Nobre informou que uma portaria lançada este ano prevê mudanças dos taxímetros FIP 1, 2 e 97, que deverão ser trocados por um novo modelo. Segundo ele, os taxímetros não poderão ser mais colocados junto ao ABS dos veículos, pois, quando o equipamento do veículo apresentava problemas, ocasionava a perda da garantia dos taxímetros. Os novos taxímetros possuem uma cinta magnética, e o sensor de velocidade é colocado nos eixos esquerdos, dianteiro e traseiro, além do eixo cardan dos veículo.

De acordo com o Ipem, os veículos que apresentarem defeitos nos taxímetros atuais, serão notificados a trocarem para o novo equipamento.

“Estamos comunicando aos proprietários dos veículos sobre esta mudança. Neste momento, os procedimentos de verificação dos taxímetros seguem os ritos dos anos anteriores. Fazemos a verificação quilométrica na pista, aprovado, os veículos vêm para o pátio do órgão onde recebem o certificado, adesivo, lacre e a marca de taxi legal. Os que são reprovados são orientados a se dirigirem à oficina credenciada para os devidos reparos”, acrescentou.

Verificação em Santana

A verificação dos taxímetros dos 137 veículos que circulam em Santana deve iniciar ainda este mês. A data para o atendimento deverá ser divulgada nos próximos dias.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá