Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 06 de dezembro de 2018 - 21:50h
Governo do Amapá estuda novas parcerias com a Caixa Econômica Federal
Um dos objetivos é retomar a contratação de um financiamento que possibilitará a execução de obras em todo o Estado.
Por: Andreza Carolina
Foto: Márcio Pinheiro / Secom
Governador Waldez Góes e o superintendente da Caixa no Amapá discutiram o fortalecimento da parceria para investimentos

O governador do Amapá, Waldez Góes, reuniu-se nesta quinta-feira, 6, com representantes da diretoria da Caixa Econômica Federal (CEF) com o propósito de intensificar a parceria já existente entre o governo estadual e a instituição financeira. Entre os assuntos abordados, discutiu-se sobre a retomada do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) – um produto lançado pela CEF em 2012 para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte e logística, e energia.

Para Góes, o momento permitiu o fortalecimento da relação entre as duas partes com o intuito de ampliar o desenvolvimento do Estado, principalmente no setor da infraestrutura. “A Caixa Econômica é a instituição financeira que executa o maior número de convênios entre o governo estadual e o governo federal. Nesta reunião, buscamos discutir sobre contratos já existentes, novas tratativas através de emendas parlamentares e também sobre a retomada do Finisa, uma operação de crédito que vai possibilitar a execução de novos obras em todo o Estado nos próximos anos”, destacou o chefe do Executivo amapaense.

O governador acrescentou que o procedimento para contratar as operações de crédito através do financiamento iniciou ainda em 2017, contudo, devido ao período eleitoral, só agora foi possível retomar as tratativas.

Presente na reunião, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), Pedro Barros, ressaltou que os próximos passos já estão sendo executados pelo governo estadual que atualmente realiza um levantamento junto aos órgãos e secretarias. “Dessa forma, queremos saber quais são os planos de aplicação que deveremos focar para iniciar a captação de recursos no âmbito do programa Finisa”, explicou Barros.

Para o superintende regional da CEF no Amapá, Ederson Negri, o encontro foi produtivo para as duas instituições. “A parceria entre o governo do Estado e a Caixa está cada vez mais forte, já temos muitos contratos firmados e, com a retomada do Finisa, teremos a possibilidade de executar novos projetos”, afirmou Negri.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá